Coreia do Sul alerta que uso de armas nucleares pela Coreia do Norte levará ao fim do regime de Kim Jong-un

Coreia armas nucleares
O Ministro da Defesa Nacional da Coreia do Sul, Shin Won-sik, falou com repórteres durante uma conferência de final de ano em 28 de novembro. | Foto: Ministério da Defesa da Coreia do Sul via Korea Herald

A Coreia do Sul reagiu na segunda-feira (1) às recentes ameaças de ataque por armas nucleares por parte do líder norte-coreano Kim Jong-un, advertindo que qualquer tentativa de tal ação resultaria no fim de seu regime. Shin Won-sik, Ministro da Defesa Nacional em Seul, em uma mensagem de Ano Novo, afirmou que Pyongyang enfrentará a realidade de que ameaças militares contra o país marcarão “o início de sua própria queda.”

Em resposta ao discurso de final de ano de Kim, onde ele convocou preparações para a guerra, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul advertiu que o regime norte-coreano chegaria ao fim se tentasse usar armas nucleares. “Se a Coreia do Norte decidir usar armas nucleares contra nós, nossa resposta fortalecerá a aliança com os EUA e o regime Kim chegará ao seu fim,” disse o ministério.

Kim, no final de cinco dias de reuniões do comitê central do Partido dos Trabalhadores da Coreia no sábado, afirmou que não buscaria mais reconciliação ou reunificação com a Coreia do Sul, chamando-a de “não mais do que uma colônia dos EUA” e inadequada para discutir a unificação. Ele revelou planos para fortalecer as capacidades militares do país no próximo ano.

Após o lançamento do primeiro satélite espião da Coreia do Norte, Malligyong-1, a Coreia do Sul decidiu suspender partes do acordo inter-coreano de 2018, agora extinto, destinado a reduzir as tensões militares perto da fronteira compartilhada. A Coreia do Norte reagiu anunciando que se retiraria completamente do acordo.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!


 

Fonte: (1)

Veja também!