Últimas Notícias
Coreia do Sul

Coreia do Sul cogita encerrar pacto militar

Coreia do Sul cogita encerrar pacto militar

Logo após as invasões de drones da Coreia do Norte em território sul-coreano, o presidente da Coreia do sul, Yoon Suk-yeol relatou que cogitaria suspender o pacto militar inter-coreano de 2018, caso o evento se repetisse.

De acordo com o secretario de imprensa do presidente, Kim Eun-hye, após a informação sobre as contramedidas aos drones, Yoon realizou um breve comentário solicitando a construção de uma “capacidade de resposta esmagadora que vai além dos níveis proporcionais”.

Além disso, durante um briefing, Kim disse:

“Durante a reunião, ele instruiu o escritório de segurança nacional a considerar a suspensão da validade do acordo militar se a Coreia do Norte realizar outra provocação invadindo nosso território”

 

Kim confirmou que Yoon ordenou que o ministro da Defesa lançasse uma unidade extensa de drones com funções de realizar diversas missões, de vigilância, reconhecimento e guerra eletrônica. Ainda determinou um sistema para produzir em massa pequenos drones difíceis de detectar dentro de um ano.

Dessa forma, com o objetivo de aumentar sua capacidade anti-drone, o ministério revelou planos recentemente de gastar 560 bilhões de Won (US$ 440 milhões) nos próximos cinco anos em tecnologia como armas a laser aerotransportadas e bloqueadores de sinal.

Segundo o ministério da defesa, o objetivo é lançar outra unidade com foco em funções de vigilância e reconhecimento, especialmente visando drones menores.

O ministro de defesa, Lee Jong-Sup, disse ao parlamento:

“A próxima unidade realizaria tarefas totalmente diferentes, conduzindo operações em várias áreas”.

A relação entre as duas Coreias têm sido complicada há décadas. Manter o pacto militar ficou ainda mais difícil após Yoon assumir o cargo em maio, prometendo uma linha mais dura contra Pyongyang.

Anteriormente, durante a campanha eleitoral do ano passado, Yoon confirmou que Pyongyang não respeitou o acordo. A capital norte-coreana lançou diversos mísseis e alertou que poderia descartá-lo. O presidente sul-coreano já confirmou que o futuro do acordo vai depender das atitudes dos nortes coreanos.

O pacto militar entre as duas Coreias ocorreu em 2018, quando o presidente norte-coreano Kim Jong Un e o presidente sul-coreano Moon Jae-in selaram o acordo pedindo o fim de todos os atos violentos.

 

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!



 

Fonte(1)

Olá, me chamo Marcela, tenho 24 anos, moro em Recife e atualmente faço faculdade de Enfermagem. Sou extremamente extrovertida e gosto muito de interagir, sou fã de carteirinha dos doramas. 🙂

- Sorriam, sejam bem vindos (as) ao Asia ON! 🙂

Ligue 180