Coreia do Sul reitera apelos para retorno de diálogo com a Coreia do Norte

Coreia sul norte diálogo
O Ministro das Relações Exteriores Chung Eui-yong participa do Fórum Regional da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ARF), 6 de agosto. Foto: Yonhap

 

Durante um fórum regional de segurança, o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul renovou os apelos para que a Coreia do Norte volte ao diálogo, informou o seu gabinete em 7 de agosto, enquanto Seul busca retomar a diplomacia com Pyongyang após a recente restauração das linhas diretas de comunicação inter-coreanas.

O Ministro Chung Eui-yong fez os comentários durante o Fórum Regional (ARF) da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Sendo esta uma rara reunião multilateral envolvendo a Coreia do Norte.

O Embaixador da Coreia do Norte na Indonésia, An Kwang-il, compareceu ao fórum, em vez do Ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Son-gwon, como foi o caso no ano passado.

“O ministro Chung explicou que, com base em acordos de liderança entre a Coreia do Sul e do Norte e os Estados Unidos, nosso governo continuou a fazer esforços para retomar o diálogo”, disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado à imprensa.

Chung retratou a reativação das linhas de comunicação transfronteiriças como um “progresso positivo” nos esforços para dar o pontapé inicial no esforço de Seul para promover uma paz duradoura na Península Coreana. Ele também expressou expectativas de que as duas Coreias possam cooperar em várias áreas – para perspectivas de longo prazo, de acordo com o ministério.

A reativação das linhas diretas na semana passada alimentou esperanças de retomada da diplomacia nuclear com o Norte. Mas o otimismo foi temperado pelo aviso de Pyongyang de que uma planejada Coreia do Sul-EUA, o exercício militar “lançaria nuvens” sobre os laços transfronteiriços.

Bandeiras da Coreia do Norte e Coreia do Sul | Divulgação


Em seguida, Chung também incitou Pyongyang a trabalhar juntos para a meta de desnuclearização. Ele referiu-se à declaração da cúpula de Pyongyang 2018, na qual o presidente Moon Jae-in e o líder norte-coreano Kim Jong-un compartilhavam a visão de que a península deve ser transformada em uma “terra de paz, livre de armas nucleares e ameaças nucleares.

No mesmo fórum, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, foi dito ter reiterado que Washington continua disposto a se reunir a qualquer hora, em qualquer lugar, sem pré-condições, desde que Pyongyang designe um novo funcionário com mandato de negociação.

Logo após, em um comunicado à imprensa, o porta-voz do Departamento de Estado Ned Price disse que Blinken, junto com outros participantes, pediu a desnuclearização completa da península.

O participante norte-coreano, An, disse não ter mencionado a Coreia do Sul ou os EUA, mas enfatizou que a disposição de Pyongyang para a paz na península permanece inalterada.

Além das questões relacionadas à Coreia, o ASEAN ARF abordou várias outras questões regionais e globais, como mudança climática, segurança cibernética, liberdade de navegação no Mar da China Meridional e a turbulência política em Mianmar.

 

 

 

Fonte: (1)

Veja também!