Coreia do Norte: Milhares de pessoas são evacuadas devido a enchentes que atingem o país

Imagem: KCTV, 5 de agosto de 2021 | Pontes inundadas e destruídas na província de South Hamgyong

Em 8 de agosto a mídia estatal da Coreia do Norte informou que o líder do país, Kim Jong Un, mobilizou os militares para realizar trabalhos de socorro em áreas de enchentes, recentemente, atingidas por fortes chuvas.

Uma comissão militar provincial do Partido dos Trabalhadores da Coreia (WPK) realizou uma reunião de emergência no início desta semana para discutir contra-medidas para inundações destrutivas que atingem a região, enquanto o líder norte-coreano Kim Jong Un entregava instruções para socorro ao desastre aparentemente sem visitar a área.

A Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) informou que a Comissão Militar da Província de Hamgyong do Sul convocou a reunião na quinta-feira, no mesmo dia em que a televisão estatal transmitiu imagens das enchentes na província que disseram ter destruído mais de 1.000 casas.

“Foi mencionado na reunião que ao receber a notícia sobre os danos causados ​​pela chuva na província, o respeitado Secretário-Geral Kim Jong Un especificou várias vezes a direção e as formas de recuperação dos danos e tomou medidas para fornecer os materiais necessários com urgência”. KCNA disse.
coreia do norte enchentes
Líder Norte-Coreano, Kim Jong Un | Foto: AFP PHOTO/KCNA VIA KNS


A resposta de Kim nos bastidores ao desastre recente contrasta com sua visita relativamente rápida a um local de inundação localizado ao sul de Pyongyang após fortes chuvas em agosto do ano passado. O relatório atrasado de domingo, vindo cerca de uma semana após os primeiros sinais de inundação, marca a primeira vez que o líder norte-coreano reconheceu especificamente a destruição na Província de Hamgyong do Sul para a mídia estatal.

“Foi mencionado em particular que o Secretário-Geral definiu como uma importante tarefa dos secretários-chefes dos comitês do Partido da cidade e do condado prestar atenção primária à vida das pessoas nas áreas afetadas pelo desastre e fortalecer o trabalho do Partido, o trabalho com o povo, para reunir as amplas massas em torno do Partido sob uma situação tão difícil como agora.”

Enquanto se concentrava nos planos para “estabilizar prontamente a vida das pessoas nas áreas afetadas pelo desastre”, a reunião também enfatizou “um maior endurecimento do trabalho de prevenção de epidemias de emergência e a minimização dos danos às plantações”, disse a KCNA.

Em junho, Kim Jong Un admitiu problemas de segurança alimentar durante um evento do plenário do partido, uma observação incomum do líder da RPDC em meio aos rígidos controles de fronteira da COVID-19 que parecem estar agravando a escassez de alimentos dentro do país. A Coreia do Norte também afirmou no mês passado que uma onda de calor e uma seca afetaram a produção agrícola do país.

Kim Jong Un foi visto pela última vez durante uma série de eventos militares realizados entre 24 e 29 de julho, onde apareceu com uma mancha misteriosa e uma bandagem na nuca. O último problema de saúde do líder da Coreia do Norte ocorreu após o reconhecimento da mídia estatal sobre sua rápida perda de peso no início deste ano.

 

 

 

Fontes: (1) (2) (3) (4)

Veja também!