Futebol Feminino: Japão é derrotado na disputa de terceiro lugar da SheBelieves Cup

Seleção japonesa dominou o Brasil, mas não soube aproveitar os espaços e sofreu na disputa de pênaltis

A SheBelieves Cup, torneio amistoso disputado anualmente nos EUA, chegou ao fim nesta terça-feira dia 09 de abril, a seleção anfitriã se sagrou campeã diante do Canadá, enquanto na disputa de terceiro lugar, tivemos um emocionante Brasil x Japão, onde as japonesas até foram superiores com a bola rolando, mas “pecaram” na bola parada.

Fuka Nagano em ação no jogo contra o Brasil |Foto: Divulgação / Instagram @japanfootballassociation

A disputa do terceiro lugar foi bastante movimentada, com a equipe japonesa mostrando novamente um bom futebol e levando perigos para a defesa brasileira, enquanto a seleção do Brasil, ainda se adaptando após a mudança de técnico, conseguiu se segurar e mostrou melhor qualidade nas bolas paradas, entre os destaques, a goleira Lorena, que fez boas defesas no confronto.

Durante o torneio, que teve quatro seleções, a seleção japonesa enfrentou os Estados Unidos, e chegou a ficar na frente do placar durante vinte minutos, com gol de Seike, mas tomou o empate no primeiro tempo, e acabou sendo derrotada aos 32 minutos da segunda etapa, o jogo contra a seleção mais vencedora da modalidade foi bem equilibrado.

As brasileiras também saíram na frente do Canadá, mas cederam o empate e foram derrotadas na disputa de pênaltis.

O jogo serviu com um bom teste, visando os Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde as equipes voltarão a se enfrentar.

O primeiro gol saiu aos 35 minutos do primeiro tempo, quando em jogada de velocidade pela direita com Maika Hamano, a bola foi cruzada na área, a zagueira Tarciane “furou”, e Mina Tanaka conseguiu dominar bonito e tirar do alcance da arqueira brasileira, 1×0.

A seleção canarinha reagiu no minuto seguinte e quase chegou ao empate após lance de bons toques de bola, Priscila recebeu, dominou, se livrou da marcação, tocou para Angelina que “escorou” de volta para Priscila que finalizou com força, a bola passou raspando a trave esquerda da goleira Yamashita, e foi para fora.

Ainda no primeiro tempo, o Brasil achou uma brecha na marcação do Japão e Cristiane conseguiu lançar Priscila, que saiu em velocidade atrás da defesa e ficou cara a cara com a goleira japonesa, mas finalizou fraco e facilitou a vida de Yamashita, que defendeu sem dar rebote.

No último lance do primeiro tempo, em bela jogada iniciada pela craque Hasegawa, a bola foi lançada para Aoba Fujino, que cara a cara com Lorena, finalizou para fora e perdeu a chance de ampliar para as “nadeshiko”

Hayashi conduz a bola enquanto é acompanhada por Priscila |Foto: Divulgação / Instagram @japanfootballassociation

No início do segundo tempo, a seleção japonesa foi ao ataque e esteve próxima de ampliar o resultado, em jogada de velocidade, a bola foi lançada para Fujino, que abriu e finalizou para ótima defesa da goleira do Brasil.

A camisa 1 da seleção brasileira foi o destaque da partida, assumindo a titularidade no lugar de Lelê, que foi a dona do gol na Copa do Mundo e também nos amistosos do fim de 2023 contra o próprio Japão.

Lorena era a titular desde a reta final das eliminatórias para a Copa, mas uma lesão a tirou do torneio, o que abriu espaço para a goleira do Corinthians, que agora está lesionada e permitiu a volta da goleira do Grêmio, que ficou quase um ano fora dos gramados.

Lorena superou grave lesão antes de voltar à seleção, e brilhou contra o Japão, defedendo 4 pênaltis |Foto: Divulgação / Instagram @guriasgremistas

As japonesas seguiram atacando e após cobrança de escanteio, a atacante Cristiane, que ajudava a defesa, levantou o pé demais e acertou a meio campista Honoka Hayashi, e a árbitra do jogo assinalou o pênalti.

Na cobrança, a autora do gol japonês, Tanaka, foi para bola, bateu à meia altura no canto esquerdo e Lorena pegou.

Cinco minutos depois, a seleção brasileira empatou o jogo após cobrança de escanteio de Yasmim, a veterana Cristiane subiu no meio da zaga e desviou para o gol, se redimindo do pênalti cometido.

O Japão respondeu em mais uma jogada de velocidade, a bola foi lançada para Miyazawa, que dominou e finalizou para bela defesa de Lorena 

Apesar da dominância, as japonesas não conseguiram superar a defesa brasileira, e a decisão acabou indo para os pênaltis.

Nas cobranças, Hasegawa, Nagano e Seike cobraram os três primeiros pênaltis a favor do Japão, mas executaram mal suas cobranças e a goleira brasileira soube se posicionar e ir com precisão em cada um dos chutes, defendendo os três.

Pelo lado brasileiro, Cristiane, Tarciane e Angelina deslocaram bem a goleira Yamashita, e fizeram os três gols, o suficiente para garantir a vitória.

Brasileiras celebram junto à goleira Lorena após a vitória na decisão por Pênaltis |Foto: Divulgação / Instagram @selecaofemininadefutebol

Se não houver nenhuma partida amistosa, o Japão volta a campo no dia 25 de Junho, na estreia dos Jogos Olímpicos de Paris, contra a Espanha, atual campeã da Copa do Mundo, lembrando que o Japão impôs a única derrota da “fúria” durante a competição.

Já o Brasil, se não tiver nenhuma partida amistosa, também só voltará a campo em Paris, estreando contra uma seleção africana, ainda não definida, no mesmo dia.

A transmissão dos Jogos Olímpicos no Brasil ficarão por conta do Grupo Globo e da Cazé TV, no YouTube.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no InstagramTwitterTikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

Fonte (1) (2) (3) |Foto de Capa: Divulgação / X @SelecaoFeminina

Veja também!

The8 do Seventeen lançará álbum solo

Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro álbum solo, Stardust, no dia 4 de