Pelo menos 151 mortes foram confirmadas, incluindo 19 estrangeiros e 82 pessoas ficaram feridas, sendo 19 delas em estado grave, de acordo com Choi Sung-beom, chefe do Corpo de Bombeiros de Yongsan, após multidões se reunirem para comemorar o primeiro Halloween após a pandemia, no distrito de Itaewon, em Seul.
Das vítimas fatais, 97 são do sexo feminino e 54 do sexo masculino, disse Choi. Ele também disse que todas as mortes provavelmente foram causadas pelo esmagamento no beco estreito de Itaewon.
Muitas das vítimas eram mulheres na faixa dos 20 anos, enquanto os estrangeiros mortos incluíam pessoas da China, Irã, Uzbequistão e Noruega, disse Choi.
Bombeiros e testemunhas disseram que as pessoas continuaram a entrar no beco que já estava lotado de parede a parede, assim quando os que estavam no topo da rua inclinada caíram, as pessoas caíram umas sob as outras. Uma mulher disse que sua filha, arrancada da multidão, sobreviveu depois de ficar presa por mais de uma hora.
Apesar de rumores, a causa exata do acidente ainda é desconhecida. Autoridades estão investigando o caso.
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, fez uma transmissão ao vivo do escritório presidencial, dizendo que a “tragédia e o desastre de sábado nunca deveriam ter acontecido”. Yoon também anunciou um período de luto nacional.
O prefeito de Seul, Oh Se-hoon, que está em visita à Europa, decidiu voltar para casa após o acidente, disseram autoridades da cidade. Um total de 848 pessoas, incluindo 346 bombeiros, foram mobilizados para a área. No início de domingo (30) KST, cerca de 270 relatórios de desaparecimento foram feitos em conexão com o acidente, disseram autoridades da cidade de Seul.
A polícia disse que está fazendo todos os esforços para confirmar a identidade das vítimas e, em seguida, fazer contatos com seus familiares. Autoridades planejam iniciar uma investigação em breve sobre se os bares e clubes da área estavam em conformidade com as normas de segurança.
Fonte: (1) (2) | Foto: Yonhap
Leia mais:
Dezenas de pessoas sofrem parada cardíaca em festas de Halloween em Itaewon na Coreia do Sul
Itaewon: Autoridades confirmam 149 mortes e 76 feridos até o momento