Autoridades sul-coreanas confirmam 149 mortes e 76 feridos no acidente de Itaewon na noite do dia 29 de outubro (KST), após multidões se reunirem para comemorar o primeiro Halloween após a pandemia. A maioria das vítimas estava na faixa dos 20 anos, e as autoridades esperam que o número de vítimas continue aumentando ao longo do dia.
Das 149 pessoas vítimas fatais, 101 foram socorridas e levadas para o hospital, mas não resistiram. Os demais óbitos foram mantidos no local e depois transferidos para um ginásio coberto nas proximidades. A identificação dos falecidos deve levar algum tempo, de acordo com os bombeiros.
Às 6h40 do dia 30 de outubro (KST), as autoridades confirmaram que dois estrangeiros estão entre as vítimas fatais e mais 15 ficaram feridos, suas nacionalidades ainda não foram reveladas.
Estima-se que cerca 100.000 pessoas se reuniram para as festividades de Halloween nas ruas estreitas de Itaewon.
Centro médico emergencial
Após acidente equipes médicas montam um centro médico emergencial em Hangang-ro, perto da Estação Itaewon, no centro de Seul, para tratar os feridos. Os bombeiros mobilizaram 142 ambulâncias de todo o país, incluindo 52 em Seul.
A Sede Metropolitana de Incêndios e Desastres de Seul, está dirigindo o resgate, enquanto a Agência de Polícia Metropolitana de Seul está trabalhando para determinar as circunstâncias do acidente.
Reunião de emergência
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, realizou em 30 de outubro (KST), uma reunião de emergência e instruiu as autoridades a enviar rapidamente a equipe de assistência médica para desastres, disse o gabinete presidencial. Ele ordenou que as autoridades garantam uma rota de ambulância e implementem imediatamente as medidas necessárias, como controle de tráfego.
O presidente disse ao ministro da Saúde para enviar rapidamente a equipe de assistência médica para desastres e garantir leitos de emergência em hospitais próximos. Ele também instruiu todos os ministérios e instituições relevantes, liderados pelo ministro do Interior Lee Sang-min, a fornecerem prontamente primeiros socorros e tratamento às vítimas.
Após a reunião, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, declarou um período de luto nacional devido à tragédia de Itaewon e segundo a agência de notícias Yonhap, ele disse que era muito triste ver um desastre como esse acontecendo no coração de Seul.
Fonte: (1) (2) (3) (4) | Foto: Yonhap News
Leia mais:
Dezenas de pessoas sofrem parada cardíaca em festas de Halloween em Itaewon na Coreia do Sul
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/