Apesar do crescimento global do K-pop, que registrou um crescimento de 360% nos streams globais, segundo dados do Spotify, as vendas de álbuns e o valor das ações das grandes agências sofreram uma queda significativa. As ações da JYP Entertainment perderam cerca de 50% de seu valor em meses, enquanto as da HYBE, SM Entertainment e YG Entertainment caíram 31%, 40% e 36%, respectivamente. As informações são do jornal Chosun.
O fraco desempenho financeiro das principais agências explica essa queda. JYP, HYBE e SM Entertainment sofreram com a redução nas receitas operacionais. A razão seria a ausência temporária de idols devido ao serviço militar obrigatório, problemas de governança e a saturação do mercado com diversos grupos.
Além disso, o modelo tradicional de vendas de álbuns do K-pop atingiu um ponto de saturação. As táticas de lançamento de múltiplas versões e itens colecionáveis estão perdendo força e sendo criticadas por questões ambientais. Com isso, a HYBE teve declínio de 17% na área no primeiro semestre de 2024, enquanto a JYP despencou mais de 60%.
Mesmo com esse cenário, as agências priorizam as vendas físicas, já que os custos são menores em comparação com outras fontes de receita, como shows. No entanto, a queda nas vendas mostra que esse modelo está ficando obsoleto. Apesar das dificuldades, os analistas preveem uma recuperação nas ações no quarto trimestre de 2024. O retorno de grandes estrelas do K-pop deve impulsionar as receitas das principais agências, criando expectativas positivas no mercado financeiro.
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram,Threads, Runbler, Bluesky, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fonte (1)/Foto: K Sélection
Leia mais:
Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.