Nesta quarta-feira (4), o grupo ambiental K-pop for Planet formado lançou uma campanha contra grandes empresas de entretenimento coreanas criticando práticas de marketing que causam poluição ao meio ambiente. Os manifestantes fizeram uma performance intitulada “O Pecado dos Álbuns de Plástico” em frente à sede da Hybe, em Yongsan-gu, Seul.
A ação foi planejada para destacar o impacto das estratégias de vendas de álbuns adotadas por muitas empresas e exigir mudanças. De acordo com uma pesquisa realizada em agosto com 12.000 fãs de K-pop pelo mundo, 42,8% apontaram esse tipo de marketing como a pior técnica de vendas. Múltiplas versões de álbuns e a indução a compra dos produtos para obter photocards específicos também foi criticada por causar o descarte em excesso de plásticos, PVC e outros materiais que são difíceis de reciclar.
O grupo também destacou que, embora a indústria esteja promovendo o uso de papel certificado ecologicamente e materiais biodegradáveis, isso não pode ser uma solução final, já que os CDs são feitos de policarbonato, um material difícil de reciclar.
Para se ter uma ideia do impacto, dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que a quantidade de plástico usada pelas empresas de entretenimento domésticas aumentou de 479 toneladas em 2021 para 801 em 2022.
Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.