No dia 1 de dezembro foi realizada, na Coreia do Sul, uma sessão plenária pela Assembleia Nacional para a votação da “Emenda da lei do Serviço Militar BTS”. Dos 268 parlamentares, 258 votaram a favor, 2 contra e houve 13 abstenções. A emenda visa incluir pessoas de destaque no campo da cultura pop e das artes acerca do adiamento do serviço militar.
O governo coreano irá preparar um decreto presidencial que permite que artistas da cultura pop, que receberem indicação do Ministro da Cultura, Esportes e Turismo e tiveram reconhecimento de contribuição de melhora do estatuto e dignidade da República da Coreia, atrasem o seu alistamento militar até os 30 anos.
É altamente provável que os membros do BTS estejam sujeitos ao adiamento do serviço militar, tendo em vista que receberam, no ano de 2018, a Ordem do Mérito Cultural de Hwagwan. Sendo assim, presume-se que Jin, integrante mais velho do grupo, seja o primeiro a ser favorecido com a revisão da lei, já que seu nascimento foi em dezembro de 1992 e deveria se alistar ao exército ainda este mês.
O BTS participou recentemente de uma conferência de imprensa global para o lançamento do seu novo álbum “BE” e durante as entrevistas foi posto em questão as obrigações de serviço militar. “Como um jovem na Coreia, o serviço militar é normal. Sempre aceitarei a chamada do país. Eu converso com os membros frequentemente. Aceitaremos todo o serviço militar.”, disse Jin.
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fontes: (1), (2)
Gabriela Sales, 24 anos. Pernambucana. Mãe de gato. Tecnóloga em Gestão Marketing e bacharelanda em Arquitetura e Urbanismo. Amante dos livros. A paixão pela sétima arte desencadeou a profunda admiração pela cultura asiática e acredita que uma vez que se embarca nessa jornada de desbravar tudo o que o oriente tem para oferecer, não há mais volta. De qualquer forma, a intenção nunca foi voltar.