O Pré-Olímpico de vôlei masculino, chegou ao fim com os seis representantes classificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, dos asiáticos, apenas o Japão conseguiu “carimbar” o passaporte e é o primeiro representante do continente, os demais, vão depender do ranking da FIVB (Federação Internacional de Voleibol).
No GRUPO A, a Alemanha, e o Brasil conseguiram suas vagas, em primeiro e segundo lugar, respectivamente, com a seleção brasileira precisando se superar para garantir a classificação, em duelos emocionantes contra Cuba e Itália.
Apesar de garantir a vaga, o técnico Renan Dal Zotto, entregou o cargo, após não resistir à pressão e os protestos pelo baixo desempenho.
Os dois países asiáticos do grupo, Irã e Catar, não conseguiram se recuperar e terminaram nas duas últimas posições.
O Irã fez “jogo duro”, na quarta rodada, diante da Chequia, mas foi superado por 3 sets a 1 para os europeus.
Superados nos dois primeiros sets por 17 – 25 e 22 – 25, após equilibrar o segundo set, os iranianos jogaram melhor e venceram o terceiro set por 25 – 21, garantindo a disputa do quarto set.
Apesar de jogar bem, os iranianos não conseguiram segurar os adversários e foram superados por 20 – 25, terminando a partida sem tie-break.
Na quinta partida, os representantes asiáticos fizeram novamente uma partida equilibrada, mas novamente foram superados, agora pela fortíssima seleção italiana, que fechou a disputa em 3 sets a 0.
Nos dois primeiros sets, os italianos fizeram 25 – 22 e no terceiro tiveram mais dificuldades mas garantir o resultado, ao fechar o set em 25 – 23.
Na sexta rodada os iranianos entraram em quadra diante de um Brasil em recuperação, que precisava vencer ou vencer para seguir com chances de ir aos Jogos, uma vez que tinha sido derrotado pela Alemanha e estava naquele momento, em briga direta com Cuba pela segunda colocação.
Com Darlan como destaque, com 12 pontos na partida, os brasileiros não deram chances de reação para a equipe árabe e garantiram a vitória por 3 sets a 0, vencendo o primeiro set por 25 – 19 / 25 – 20 e no terceiro período mais equilibrado, fechando em 25 – 23.
VEJA OS MELHORES MOMENTOS AQUI
Sem chances de classificação, os iranianos entraram em quadra na última partida diante da tradicional seleção cubana, que ainda buscava a classificação e apesar de fazer outra boa partida, não foi possível segurar a equipe caribenha, que venceu por 2 sets a 3.
O primeiro set foi dos cubanos, por 20 – 25, já nos dois sets seguintes, a equipe asiática, que buscava um fim de competição honroso, alcançou a frente do placar, vencendo por parciais de 25 – 23 em ambos.
No quarto set, a recuperação cubana veio, empatando o placar, após vencer o período por 13 – 25, de maneira avassaladora.
No quinto set, os caribenhos confirmaram a reação e venceram pelo placar de 9 – 15.
Os iranianos saíram do torneio sem a vaga e sem o técnico, que pediu demissão logo após a derrota para a Chequia.
Após a passagem pelo Brasil, os irianianos voltaram suas atenções para os Jogos Asiáticos, onde tiveram um desempenho bem melhor.
Catar
Ainda pelo Grupo A o Catar teve um desempenho ainda menos satisfatório, e não conseguiram se recuperar, terminando na última colocação da tabela, sendo outra equipe que preferiu voltar suas atenções para os Jogos Asiáticos.
Na quinta rodada, a equipe catari entrou em quadra diante da Ucrânia, e em uma partida muito movimentada, onde os ucranianos saíram vitoriosos por 3 sets a 1.
No primeiro set, os cataris saíram atrás do placar, com vitória adversária por 25 – 22, a recuperação, veio no segundo set, em uma briga ponto a ponto, com a vitória asiática por 27 – 29.
No terceiro set, os ucranianos se recuperaram e venceram por 26 – 24, já no quarto, os cataris não conseguiram fazer frente e foram superados outra vez por 25 – 21.
Na sexta partida, os cataris, que já não tinham mais chances de classificação, enfrentaram os alemães, que eram os líderes do grupo e que garantiram a vaga ao derrotar por 3 sets a 0 os asiáticos.
No primeiro set, os cataris foram dominados e superados por 25 – 15, no segundo, mais equilibrado, os adversários fizeram 25 – 20 já no terceiro, novamente dominados, os cataris saíram derrotados por 25 – 16.
Na despedida do torneio, a equipe do Catar enfrentou a Chequia e apesar de vencer o primeiro set, por 25 – 27, não conseguiram manter o ritmo e foram vencidos nos 3 sets seguintes por 28 – 26 / 25 – 23 e 25 – 21, encerrando a disputa em 3 sets a 1.
Pelo GRUPO B, o Japão garantiu a vaga nos Jogos Olímpicos, após confirmar sua evolução e vencer duas das três partidas restantes, o que foi suficiente para garantir a classificação em segundo lugar, os EUA, ficaram com a primeira colocação.
O caminho até Paris foi construído a partir da vitória por 3 sets a 0 para cima da Sérvia, com o primeiro set sendo dominado pelos nipônicos, após a primeira metade do período equilibrada, os japoneses tomaram a frente e finalizaram por 25 – 17.
De maneira ainda mais avassaladora, os japoneses venceram o segundo set por 25 – 14, chegando a abrir vantagem de 7 pontos diante dos adversários.
No terceiro set, os sérvios esboçaram uma reação, mas apesar de equilibrar a partida, os asiáticos garantiram o resultado, vencendo o set por 25 – 22.
A classificação foi assegurada diante da Eslovênia, após uma nova vitória por 3 sets a 0, com vitória no primeiro set por 25 – 21, no segundo set por 25 – 22 e fechando o placar após fechar o terceiro set de maneira mais contundente por 25 – 18.
No último jogo do torneio, já classificados, os japoneses entraram em quadra para enfrentar a seleção dos EUA.
Derrotada por 2 sets a 3, a equipe asiática fez bom jogo, mas não foi capaz de levar a vitória, o primeiro set foi vencido pelos estadunidenses por 19 – 25, no segundo e terceiro sets, os japoneses se recuperaram bem e fizeram 25 – 22 e 25 – 19.
O quarto set mostrou que os adversários estavam mais atentos e conseguiram empatar o placar em 25 – 23.
Em um tie-break muito equilibrado, os estadunidenses garantiram a vitória, ao fechar o set por 12 – 15.
VEJA OS MELHORES MOMENTOS AQUI
GRUPO C
A seleção chinesa foi outra equipe que não conseguiu reagir e ficou sem a vaga nos Jogos, pelo menos até o momento.
Após ser dominada pelo Canadá, a equipe asiática fez uma partida equilibrada contra os Países Baixos, mas foi superada por 2 sets a 3.
O primeiro set foi chinês, em um início de jogo disputado, onde o placar foi aberto após fecharem o resultado em 25 – 22.
Com a parcial de 16 – 25 nos dois sets seguintes, a equipe dos Países Baixos se recuperou e levou a emoção pro jogo.
No quarto set, os chineses voltaram a tomar as ações da partida e empataram o jogo após fechar o set em 25 – 21.
No tie-break o jogo que já estava equilibrado seguiu em uma disputa ponto a ponto que terminou com a vitória dos holandeses por 11 – 15.
Na sexta partida, os chineses tiveram um confronto novamente equilibrado, desta vez diante da boa seleção Argentina, que saiu vencedora após 5 sets muito bem jogados, com 2 sets a 3 para os sul-americanos.
O primeiro set foi finalizado em 25 – 22 para os chineses, em uma disputa ponto a ponto diante do bom adversário.
No segundo e terceiro set, os argentinos se recuperaram de maneira contundente, em novos sets equilibrados, que terminaram em parciais de 22 – 25 e 19 – 25 para a seleção albiceleste.
Os chineses voltaram a tomar ações ofensivas e empataram a partida em novo set equilibrado, vencido pelos asiáticos em 25 – 20, levando a partida ao tie-break.
No quinto set, os chineses não conseguiram evitar a derrota, após “abusar” de erros de saque e serem superados por 12 – 15.
Sem chances de classificação, os chineses finalizaram sua trajetória no pré olímpico contra a Polônia, que foi a primeira colocada do grupo.
Em nova partida equilibrada, a China foi superada por 2 sets a 3, com o primeiro set sendo vencido pelos poloneses por 20 – 25, já nos dois sets seguintes, os chineses se recuperaram e venceram com as parciais de 25 – 23 e 25 – 22.
No quarto set, a recuperação da equipe adversária foi avassaladora, com a vitória por 25 – 9, com uma sequência de 9 pontos ganhos e o amplo domínio no período.
No tie-break, os chineses não conseguiram se recuperar do set anterior e foram novamente superados, desta vez com a parcial em 14 – 16.
Agora as vagas restantes para o torneio olímpico, vão ficar por conta do ranking mundial e só serão reveladas ao mundo, duas semanas antes do início dos Jogos, em 24 de Junho de 2024.
E aí? Quem mais vai conseguir a tão sonhada medalha de ouro?
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fontes: (1) (2) (3) |Foto de Capa: Divulgação / FIVB
- Renato Meneseshttps://asiaon.com.br/author/renato-meneses/
- Renato Meneseshttps://asiaon.com.br/author/renato-meneses/
- Renato Meneseshttps://asiaon.com.br/author/renato-meneses/
- Renato Meneseshttps://asiaon.com.br/author/renato-meneses/