O Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia, em parceria com a Agência de Conteúdo Criativo da Coreia, anunciou nesta sexta-feira, 6 de setembro, a inauguração de um ‘Centro de Formação de Especialistas em Conteúdo’ em Jacarta, Indonésia. A iniciativa faz parte do projeto de Assistência Oficial ao Desenvolvimento (ODA), com foco no fortalecimento da indústria de conteúdo cultural.
Em Jacarta, o centro oferecerá um curso especializado em ‘Planejamento e Produção de Conteúdo de Animação’ para 150 jovens locais, com idades entre 16 e 30 anos. A escolha da Indonésia como sede se deu pelo crescente interesse na animação coreana e pela significativa parcela de crianças com menos de 14 anos, que representa mais de 25% da população total, tornando o país um mercado promissor para esse setor.
O projeto começará na capital, com planos de expansão para outras seis regiões do país, em cooperação com o Ministério da Educação, Cultura, Pesquisa e Tecnologia da Indonésia. Cada centro oferecerá treinamentos em animação, documentários, conteúdo móvel e digital voltado para educação nas artes culturais, atendendo às demandas locais e promovendo o desenvolvimento de profissionais para a indústria.
Com essa iniciativa, o governo coreano espera elevar a presença do conteúdo cultural coreano na Indonésia, ao mesmo tempo em que apoia o crescimento da indústria local por meio da capacitação de recursos humanos especializados.
Fonte: Yonhap News/ Imagem: drobotdean/Freepik
Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.