SAP Coreia, a maior empresa de software empresarial (SW) do mundo, com sede na Alemanha, está implementando seu primeiro programa de aposentadoria voluntária. O impacto do programa de reestruturação de 8.000 funcionários, que a sede anunciou no início deste ano para mudar o foco dos seus negócios para inteligência artificial (IA) e nuvem, também afetou a filial coreana.
De acordo com a indústria de TI (Tecnologia da Informação) no dia 16 de abril, a SAP Coreia está aceitando pedidos de aposentadoria voluntária para 20 pessoas. Sabe-se que o público-alvo é um grupo de vendas com cerca de 450 pessoas, podendo candidatar-se qualquer pessoa que trabalhe há mais de dois anos. A empresa planeja concluir os procedimentos relacionados em maio.
Na época, a SAP declarou que era necessário reorganizar a estrutura para se concentrar estrategicamente no negócio de “Inteligência Artificial Empresarial” e se preparar para o crescimento futuro das vendas. Eles afirmaram que vai manter o número total de funcionários será semelhante ao nível atual até o final do ano.
Na verdade, o foco dos negócios da SAP está a mudar para a nuvem, com 44% das suas vendas de 8,47 mil milhões de euros no quarto trimestre do ano passado provenientes de serviços na nuvem. Durante este período, as vendas de nuvem aumentaram 20% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Sobre o atual programa de aposentadoria voluntária, a SAP Coreia disse: “Isto está a ser feito para reduzir o papel das vendas de soluções tradicionais, que deverão ser gradualmente reduzidas, e o nosso negócio doméstico continua a crescer”. No ano passado, as vendas da SAP Coreia totalizaram 479,1 bilhões de won, um aumento de 16,4% em relação ao ano anterior. No entanto, devido a um aumento nas despesas operacionais, incluindo um aumento nas indemnizações devido à medida de abolição do emprego implementada no ano passado, a empresa registou um prejuízo operacional de 16,6 mil milhões de won, transformando-se num défice.