Taiwan celebra o amor, a diversidade e a igualdade com a 20º parada do orgulho LGBT

No sábado, 29 de outubro, aconteceu a 20º parada  do orgulho LGBT de Taiwan, na capital do país, Taipei. Cerca de 120.000 pessoas carregando bandeiras de arco-íris caminharam pela cidade para celebrar a igualdade LGBTQ+ na maior do leste da Ásia.

Além disso, esse ano teve o retorno da parada LGBT de forma presencial, pois devido a pandemia do COVID 19, no ano passado, o evento f0i necessário ocorrer no formato online.

Vale salientar que Taiwan se tornou o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2019 e tem a reputação de ser um bastião dos direitos LGBTQ+ e do liberalismo.

O assistente social, Chang Chi, 28 participou da caminhada com a namorada  e comentou que em Taiwan, você poder ser quem você realmente é.

Chang Chi, disse:

“Estou muito orgulhoso que Taiwan tenha Orgulho”

“Taiwan é o primeiro lugar onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado na Ásia. Isso não é possível em muitos países. Taiwan é um lugar onde você pode ser quem você é”

Além disso, a presidente Tsai Ing-wen disse em um post no Facebook em apoio à Marcha do Orgulho LGBT que há 20 anos era difícil imaginar que Taiwan lideraria a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Ásia.

Tsai Ing-wen, escreveu:

“Agora, poder escolher o casamento é algo que a maioria das pessoas acha comum”
No entanto, a abertura de Taiwan para questões LGBTQ+ contrasta fortemente com sua enorme vizinha China, que vem aumentando a pressão militar para manter suas reivindicações à ilha. Embora os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo não sejam ilegais na China, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é, e o governo vem reprimindo a representação de pessoas LGBTQ+ na mídia e o uso das mídias sociais pela comunidade.

Fonte: (1)

Veja também!