Quem nunca brincou de fazer sombras de animais com as mãos? O teatro de sombras é uma arte que existe há muito tempo. Alguns historiadores acreditam que essa arte existe desde a era pré-histórica. Considera-se que os primeiros registros escritos sobre esta forma de arte surgiram na Dinastia Song (960-1279). O teatro de sombras é uma arte antiga asiática, também conhecida como “jogo de luzes” ou “guerra de sombras”, praticada em mais de 20 países. Os países como Indonésia, Malásia, Tailândia e Camboja, especialmente, reconhecem essa região do sudeste da Ásia. Também é importante em países como China, Índia e Nepal, além de ter alguma presença em países do Ocidente, como Turquia, Grécia e França.
Essa forma de entretenimento se tornou popular entre crianças e adultos em todo o mundo. No teatro de sombras, bonecos são manipulados em uma superfície branca com luz para criar sombras dos objetos apresentados. Esses objetos podem incluir bonecos, pessoas, animais de pelúcia, entre outros. Durante o espetáculo, os espectadores veem apenas as sombras projetadas, estimulando a imaginação do público. Por exemplo, existem alguns grupos tradicionais que têm sua própria forma de apresentação, como, o Teatro de Sombras de Chaozhou.
Lenda sobre o Teatro de Sombras
Na China, uma lenda é contada sobre a origem do teatro de sombras: O imperador Wu Ti, da dinastia Han, no ano 121, estava devastado por ter perdido a sua bailarina favorita e ordenou que seu mago a trouxesse de volta do reino das sombras, do contrário, ele seria decapitado. Então, o mago usou sua criatividade e pensou na solução: ele pegou pele de peixe transparente e fez uma silhueta de bailarina e montou uma apresentação à luz do sol, colocando uma cortina branca contra o sol (como acontece com a luz atrás da caixa de sapatos), e assim, ao som de flauta, ele fez uma bailarina surgir na sombra, fazendo seus movimentos leves e graciosos, e ali surgiu o teatro de sombras. Hoje em dia, é uma das manifestações artísticas mais conhecidas no continente asiático, por mais que alguns grupos venham perdendo seu público.
Teatro Kyogen
Acredita-se que o teatro Kyogen tenha raízes na cultura chinesa desde o século VIII, ou até antes. Alguns anos mais tarde, ele passou a ser conhecido como “sarugaku”. No início do século XIV, houve uma clara divisão entre os grupos de sarugaku, com atores que interpretavam peças Noh e humoristas de Kyogen.
Teve grande influência na sociedade japonesa até a Restauração Meiji em 1868, devido ao seu papel nas peças Noh. A partir desse ponto, grupos familiares preservam o Kyogen ao longo dos anos, com os mais famosos sendo Izumi e Okura. Hoje, os intérpretes têm a opção de se apresentar tanto de forma independente como parte das apresentações do Teatro Noh.
A palavra “Kyogen” tem dois significados: O primeiro está relacionado aos atores que interpretam personagens nas peças Noh que também pode ser conhecido como “aikyogen”. O segundo significado refere-se às peças de comédia representadas durante as apresentações de duas peças Noh. Na peças Noh, o personagem Kyogen geralmente atua como narrador, simplificando a história para o público e dando tempo para o ator principal se trocar.
Peças e Figurinos.
Atualmente, existem mais de 260 peças desse gênero. Assim como no Kabuki e no Noh, o Kyogen também é dividido em grupos, que incluem Waki kyogen (peças auspiciosas), Daimyo (senhores feudais), Taro-kaja (o astuto servo protagonista), Muko (genro), Onna (mulher), Oni (demônio), Yamabushi (asceta da montanha), Shukke (sacerdote budista), Zato (homem cego), Mai (dança) e Zatsu (miscelânea).
A categoria mais ampla do Kyogen é a das peças Taro-kaja, em que o personagem costuma ser um malandro que, apesar de viver uma vida simples, consegue uma vida mais agradável, muitas vezes tirando proveito de seu mestre. Os figurinos do Kyogen são mais simples do que os do Noh e se baseiam nas vestimentas usadas no Japão medieval.
Além disso, a maioria das peças de Kyogen não usa máscaras, mas aproximadamente 50 delas as utilizam, principalmente para personagens não humanos, exigindo atuações exageradas para efeitos cômicos, em contraste com o teatro Noh.
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