Na manhã de quarta-feira (3), em horário local, um terremoto de magnitude 7,2 atingiu a costa leste de Taiwan, próximo ao condado de Hualien, causando cortes de energia em várias áreas de Taipei e levando à emissão de alertas de tsunami para o sul do Japão e Filipinas.
O tremor ocorreu às 07:58, com epicentro próximo à costa leste taiwanesa, a uma profundidade de 15,5 km. Segundo a Central Meteorológica de Taiwan, este é o terremoto mais intenso a afetar a ilha nos últimos 25 anos. Imagens de televisão mostraram edifícios desabados em Hualien, e há relatos de pessoas presas nos escombros.
A maior intensidade, de 6, foi sentida em Hualien, enquanto os condados de Yilan e Miaoli registraram mais de 5. Intensidades pouco abaixo de 5 foram sentidas em Taipei, Cidade de Nova Taipei, Taichung e Taoyuan, bem como nos condados de Nantou, Hsinchu e Changhua. A maior parte do restante do país experimentou intensidades de 4, mesmo tão ao sul quanto o Condado de Pingtung.
A Administração Central de Meteorologia (CWA, na sigla em inglês), alertou para a possibilidade de outros terremotos com magnitude 6.5 a 7 nos próximos três a quatro dias.
Um prédio parcialmente colapsado na Cidade de HualienUm prédio parcialmente colapsado na Cidade de HualienTaipei Times
O Japão emitiu um aviso de evacuação para as áreas costeiras de Okinawa, antecipando ondas de tsunami de até 3 metros. Às 9:18, uma onda de tsunami de 30 cm atingiu a Ilha Yonaguni. Nas Filipinas, as autoridades recomendaram evacuação para áreas elevadas em várias províncias.
O sismo foi sentido até em Xangai, e a cidade de Taipei confirmou que não houve danos significativos, mantendo o metrô em funcionamento. A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co, no Parque Científico do Sul de Taiwan, relatou operação sem impactos.
Os serviços de metrô em Taipei foram suspensos por 40 a 60 minutos para verificações de segurança de rotina, embora não houvessem relatos iniciais de irregularidades.
O Governo do Condado de Hualien anunciou que escolas e aulas seriam suspensas após o terremoto. As autoridades continuam avaliando os danos e preparando respostas para garantir a segurança da população.
Este terremoto é o maior desde 1999, quando um tremor de magnitude 7,6 causou cerca de 2.400 mortes e destruiu ou danificou 50.000 construções em um dos piores desastres naturais registrados em Taiwan.