A agência de gerenciamento de desastres do Vietnã informou que 49 pessoas morreram e 22 estão desaparecidas, após a passagem do tufão Yagi no dia 7 de setembro. O tufão, considerado a tempestade mais poderosa da Ásia em 2024, causou estragos significativos no norte do país. Embora tenha perdido força, as autoridades locais alertaram para o risco de novas inundações e deslizamentos de terra nesta segunda-feira (9).
Entre os incidentes já registrados, um dos mais graves foi a queda da ponte Phong Chau, que se estende por quase 380 metros e é uma via crucial para o transporte local. No momento do colapso, o tráfego era intenso, com vários carros, motocicletas, bicicletas elétricas e pedestres caindo no rio. Segundo o jornal VietNam News, pelo menos 13 pessoas, dez automóveis e duas motocicletas foram arrastadas pela água.
Equipes de resgate chegaram rapidamente ao local, mas enfrentaram dificuldades devido ao alto nível da água e às fortes correntes. Além disso, o tufão deixou centenas de feridos, empresas sem energia, inundou rodovias, interrompeu redes de telecomunicações, paralisando a atividade econômica em diversos centros industriais do país.
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Threads, Runbler, Bluesky, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fontes: (1) (2) (3/ Foto: VNA/VNS Photo
Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.