Venha conhecer os animais típicos da Ásia

Animais típicos da Ásia
Foto: Divulgação | Edição Asia ON

Você conhece ou já ouviu falar dos animais típicos da Ásia? A Ásia é um continente gigantesco e um dos lugares com maior biodiversidade do mundo. Lá podermos encontrar as mais diversas espécies de mamíferos, aves, crustáceos, insetos, répteis, anfíbios e aracnídeos. Embora existam algumas espécies que estão prosperando, outras estão ameaçadas de extinção, enfrentando várias ameaças que podem fazer com que desapareçam.

 

Confira agora a lista de alguns animais típicos da Ásia!

 

  •  Anta Malaia (Tapirus indicus)

 

Foto: Divulgação | WorldAtlas

 

A Anta Malaia é um mamífero nativo das florestas pluviais do Sudeste Asiático, ativa do sul da Tailândia, do sul de Mianmar, da península malaia e das partes sul e central de Sumatra, na Indonésia. Sua aparência se parece com um cruzamento de um porco com um tamanduá. As fêmeas são um pouco maiores que os machos. São animais solitários, exceto quando estão em reprodução.  

 

Peso: 250kg~540kg

Comprimento: 1,80m ~2,5m

Categoria: Mamíferos 

Classificação alimentar:  Herbívoros 

Status de conservação: Ameaçado

 

  • Dragão de Komodo (Varanus komodoensis)

Foto: Divulgação | WorldAtlas

 

O Dragão de Komodo é uma espécie de réptil selvagem que se encontra nas Ilhas de Komodo, Rinca, Flores, Gili Motang e Padar. Este lagarto vive na floresta tropical, na savana e na floresta decídua das monções. Os Dragões de Komodo geralmente são animais isolados, preferem caçar e vagar sozinhos e têm uma vida média de 30 anos. Os animais também são muito rápidos e podem correr até 21 quilômetros por hora.

 

Peso: 79kg~91kg (Macho) e 68kg~73kg (Fêmea)

Comprimento: 2,59( Macho)  2,29 (Fêmea) 

Categoria: Réptil 

Classificação alimentar: Carnívoros

Status de conservação: Vulnerável 

 

  • Leopardo da Neve (Panthera uncia)

 

Foto: Divulgação | WorldAtlas

 

O leopardo da neve é um mamífero felino de grande porte, encontrados nas montanhas do centro e norte da Ásia, incluindo o Himalaia. Estes felinos podem ser encontrados em 12 países: Mongólia, Rússia, Afeganistão, Paquistão, Índia, Nepal, Butão e China. Os leopardos-das-neves normalmente têm pelos grossos (o que ajuda a sobreviver na neve), de cor cinza-esbranquiçada, podendo também ter uma coloração amarelada e algumas manchas pretas por todo o corpo.

Peso: 27kg ~ 54 kg

Comprimento: 1,21m~,52 m; cauda: 91 cm

Categoria: Mamífero

Classificação alimentar: Carnívoros

Status de conservação: Ameaçado

 

  • Panda Gigante (Ailuropoda melanoleuca)

Foto: Divulgação | WorldAtlas

 

O Panda gigante é um mamífero onívoro da família dos ursos, encontrados no centro-sul da China. Vive em um habitat de floresta temperada de folha larga ou floresta mista, onde se alimenta de bambu. São animais solitários e pacíficos, mas eles lutarão ferozmente se sentiram que eles ou seus filhotes estão ameaçados. Diferentemente de outras espécies de ursos, os pandas gigantes não hibernam durante o inverno. O panda gigante é sexualmente ativo durante a época reprodução, que vai de março a maio. O período de gestação dura entre 95 e 160 dias e geralmente dão à luz apenas a um filhote.

Peso: Até 150 kg

Comprimento: Possui 1,5 metros em média e tem uma cauda pequena de 15 centímetros.

Categoria: Mamífero 

Classificação alimentar: Onívoro

Status de conservação: Vulneráveis 

 

  • Elefante asiático (Elephas maximus )

Foto: Divulgação | WorldAtlas

 

O elefante asiático também conhecido como elefante indiano é maior dos mamíferos terrestres do continente asiático. O indiano, o Sumatra e o Sri Lanka são as três subespécies de elefantes asiáticos. Esses animais são encontrados nas regiões do Himalaia Oriental e Grande Mekong, em países como Índia, Sri Lanka, Butão, Nepal, Myanmar, Camboja, Laos, Tailândia e Vietnã. Os elefantes asiáticos têm uma estrutura social complexa e hierárquica, vivendo em grandes grupos e exibindo o matriarcado.

 

Peso: 2.041kg ~ 4.990 kg

Comprimento: 2m ~ 3 m

Categoria: Mamífero

Classificação alimentar: Herbívoros 

Status de conservação: Ameaçadas de Extinção

 

  • Macaco Japonês (Macaca fuscata)

Foto: Divulgação | WorldAtlas

 

O Macaco Japonês, também conhecido como macaco das neves e popularmente como Saru, é nativo do Japão nas ilhas Honshu, Shikoku e Kyushu, e na menor ilha Yakushima. O macho, às vezes, tem quase o dobro do tamanho da fêmea. Assim como muitos primatas, os macacos japoneses são muito inteligentes e capazes de inventar novos comportamentos e passá-los para o seu grupo através da imitação. Na reprodução, são as fêmeas que escolhem seus parceiros, os critérios que as fêmeas utilizam para escolher um parceiro geralmente se baseiam na posição de um macho dentro do grupo.

Peso: +/-  8kg

Comprimento: 52m~57 cm e uma pequena cauda 7m~12 cm

Categoria: Mamífero 

Classificação alimentar: Onívoros

Status de conservação: Estável 

 

  • Tigre Bengala (Panthera tigris tigris )

Foto: Divulgação | WorldAtlas

 

O tigre de bengala é um felino típico da Índia, Bangladesh, Nepal, Butão, China e Myanmar. Os tigres vivem isolados. Embora tenham uma fama temível, a maioria dos tigres evita os humanos. Todavia, alguns tornam-se perigosos e atacam humanos. As fêmeas dão à luz a ninhadas de duas a seis crias e ficam cuidando dos filhotes durante dois ou três anos, quando alcançam a maturidades os filhotes se afastam para encontrar o seu próprio território.

Peso: 108kg ~  227kg 

Comprimento: Cabeça e corpo 1,50m ~1,80 m e  cauda entre 0,60m e 0,90m

Categoria: Mamífero 

Classificação alimentar: Carnívoro

Status de conservação: Em perigo 

 

  • Binturong (Arctictis binturong)

Animais típicos da Ásia binturong
Fotos: Divulgação | WorldAtlas

 

O Binturong é uma espécie de mamífero que vive nas florestas do sul e sudeste asiático, da China à Índia e todos os países intermediários. Eles são animais não muito sociáveis e usam seu cheiro (“cheiro de pipoca”) para se comunicarem. Eles também marcam árvores para informar os outros de onde estão. A reprodução desses animais duram o ano todo, tendo nenhuma época com ápice do acasalamento. O período das gestações desses animais duram cerca de 3 meses.

 

Peso: +/- 20kg

Comprimento: Corpo +/-  96 cm e calda +/-  89 cm

Categoria: Mamíferos 

Classificação alimentar: Onívoros

Status de conservação: Vulnerável

 

  • Rinoceronte Indiano (Rhinoceros unicornis)

Animais típicos da Ásia rinoceronte branco
Foto: Divulgação | WorldAtlas

 

O Rinoceronte indiano, também conhecido como “Rinoceronte-de-um-chifre”, é encontrado na Índia e Nepal, visto também nas regiões de Butão, Paquistão e Bangladesh. O rinoceronte indiano é um animal solitário e os machos são territoriais, marcando seus territórios com pilhas de esterco. A comunicação desses animais se da através de bufas, rugidos e buzinas. A expectativa devida destes animais é de cerca de 40 anos.

 

Peso: +/- 2 toneladas 

Comprimento: +/- 3.5m

Categoria: Mamíferos 

Classificação alimentar: Herbívoros 

Status de conservação: Vulnerável

Fontes: (1) (2)( 3) (4) (5) (6) (7) (8

Olá, me chamo Marcela, tenho 24 anos, moro em Recife e atualmente faço faculdade de Enfermagem. Sou extremamente extrovertida e gosto muito de interagir, sou fã de carteirinha dos doramas. 🙂

- Sorriam, sejam bem vindos (as) ao Asia ON! 🙂

Veja também!