Após vencer a partida de estreia do Mundial de Clubes FIFA, o Urawa Reds entrou em campo com a dura missão de se impor diante de um dos times mais bem treinados e eficientes do mundo, o atual campeão europeu, Manchester City.
O time inglês precisou de paciência para achar espaços na defesa da equipe japonesa, que além de se defender de maneira eficiente nos primeiros minutos, conseguiu levar algum perigo ao gol defendido pelo goleiro brasileiro Ederson.
Os japoneses tiveram um adversário que chegou à Arábia Saudita com problemas em seu elenco, com as lesões do reforço para a temporada, Jérémy Doku, do craque belga Kevin De Bruyne e do principal jogador do time, o artilheiro Erling Haaland.
O trio viajou com o elenco e esteve no estádio King Abdullah Sports City, porém momentos antes do início da partida, o clube confirmou que o trio de atletas estava cortado da disputa do torneio.
No início do jogo, a equipe japonesa tentou pressionar a defesa do time inglês, assim como fez com o León na estreia, e aos 8 minutos chegou a levar perigo, quando em um recuo ruim, o atacante do Urawa, José Kanté, se antecipou mas acabou chutando em cima de Ederson.
Após buscar os espaços através de toques de bola, o time de Manchester chegou ao ataque, em boas jogadas criadas por jogadores como Rodri, Grealish e Bernardo Silva, que chegaram a assustar a defesa da equipe japonesa, mas sem conseguir levar perigo real ao goleiro Shusaku Nishikawa, pelo menos na primeira parte do jogo.
O Urawa perdeu a capacidade de criar jogadas ofensivas e perderam a posse de bola para o badalado time inglês no progredir do jogo, e aos 30 minutos o City conseguiu encaixar um ataque efetivo, com boa jogada pela direita, com Bernardo Silva, que tocou para o luso-brasileiro Matheus Pereira, que finalizou para uma bela defesa de Nishikawa
A defesa dos “reds” se manteve bem postada e sem dar chances para os ingleses entrarem na área, o que fez com que outros recursos fossem buscados.
Mateo Kovačić tocou da esquerda para o meio, Phil Foden bateu de fora da área, obrigando o goleiro da equipe de Saitama fazer mais uma ótima defesa.
No último lance do primeiro tempo, a insistência da equipe europeia começou a dar frutos, e após nova jogada pela direita com Bernardo Silva e Matheus Pereira, a bola foi cruzada na área do Urawa, Marius Höibraten tentou cortar e desviou para o próprio gol, 1×0 Manchester City.
O segundo tempo da partida começou com o time japonês tentando buscar o empate e quase conseguindo em lance que Koizumi arranca em boa jogada pela esquerda e toca para Kanté, que girou no meio dos defensores do City e finalizou com desvio, a bola subiu e Walker conseguiu se adiantar, ficar com a posse e deixar com o goleiro.
Mas a tentativa de pressão da equipe japonesa não durou muito tempo, e se no primeiro tempo a defesa segurou o ímpeto dos “citizens”, no segundo tempo logo aos 5 minutos o placar foi ampliado.
Após erro no campo ofensivo por parte dos japoneses, que buscavam espaços para progredir ao ataque, o lateral Kyle Walker “roubou” a bola e com um passe magistral lançou atrás da defesa e chegou em Kovačić, que dominou e tirou do goleiro japonês para fazer 2×0.
A partir do segundo gol a equipe inglesa administrou o resultado e foi tentando furar a defesa do Urawa que buscava tirar os espaços e evitar o terceiro gol da equipe inglesa, que usava os recursos disponíveis para tentar “matar o jogo”, e confirmar a ida à final.
Após novo lançamento vindo do campo de defesa, a bola alcançou Matheus Pereira, que vinha sendo um dos destaques ofensivos da equipe, o jovem português finalizou com força, Nishikawa fez grande defesa e no rebote, Bernardo Silva chutou para o gol com desvio, que “matou” o goleiro na jogada, garantindo 3×0 no placar final.
VEJA OS MELHORES MOMENTOS AQUI
Com a vitória, a equipe europeia vai enfrentar o Fluminense na grande final, já o Urawa Reds vai disputar a terceira colocação contra os egípcios do Al-Ahly e depois voltará suas atenções a J-League, onde ocupa o quarto lugar no momento dessa matéria.
Com transmissões da Cazé TV e do FIFA+, Al-Ahly x Urawa Red Diamonds se enfrentam pelo terceiro lugar às 11:00 do dia 22 de dezembro.
E aí? Quem vai ser coroado o terceiro melhor clube do mundo?