Neste final de semana, Santo André vai comemorar a chegada da primavera com a 1ª edição do Hanamatsuri, também conhecido como Festival das Flores. O evento acontece no Parque Antônio Flaquer Ipiranguinha, localizado na Rua Sete de Setembro, Vila Alzira, nos dias 28 e 29 de setembro. No sábado, o festival funcionará das 11h às 21h e no domingo, das 11h às 20h. A entrada é gratuita.
O Hanamatsuri terá apresentações de danças folclóricas ao som de tambores e instrumentos de cordas. Além disso, expositores de flores e artesanato local estarão presentes para compor o cenário cultural. Uma das grandes atrações é a diversidade gastronômica, que inclui pratos tradicionais da culinária asiática, como yakissoba, tempurá e sushis.
Novidades da culinária coreana também estarão no evento, oferecendo delícias como o tteobokki (bolinhos em molho apimentado e adocicado), bulgogi-don (tigela de arroz com carne bovina e temperos especiais) e o famoso corndog coreano (cachorro-quente no palito). O bubble juice, uma bebida chinesa com bolinhas saborizadas que explodem na boca, promete fazer sucesso entre os visitantes.
A organização do Hanamatsuri incentiva os visitantes a levarem 1kg de alimento não perecível, que será doado ao Fundo de Solidariedade de Santo André, ajudando a comunidade local.
Hanamatsuri
O festival celebra o aniversário do Buda “Shakyamuni”, que, segundo a lenda, foi recebido no mundo com flores desabrochando e uma chuva de néctar. Para simbolizar essa bênção, os participantes geralmente oferecem chá em homenagem ao Buda, em busca de realizações e boas energias.
Serviço: Hanamatsuri – Festival das Flores em Santo André
- Data: 28 e 29 de setembro
- Horário:
- Sábado (28): das 11h às 21h
- Domingo (29): das 11h às 20h
- Local: Parque Antônio Flaquer Ipiranguinha
- Endereço: Rua Sete de Setembro, Vila Alzira, Santo André
- Entrada: Gratuita
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Threads, Runbler, Bluesky, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.