Últimas Notícias
Japão

Primeira-ministra do Japão dissolve Parlamento e convoca eleições

Primeira-ministra do Japão dissolve o Parlamento e convoca eleições para buscar apoio a gastos, com população sob custo de vida e juros altos

Primeira-ministra do Japão dissolve Parlamento e convoca eleições

Nesta última segunda (19/01), a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, anunciou que dissolverá o Parlamento do país em 23 de janeiro. Além disso, antecipará as eleições nacionais para o dia 8 de fevereiro: “Na qualidade de primeira-ministra, decidi hoje dissolver a Câmara Baixa no dia 23 de janeiro (…) Estou apostando meu próprio futuro político como primeira-ministra nesta eleição. Quero que o público julgue diretamente se confiará a mim a gestão da nação”, declarou Takaichi em coletiva de imprensa.

Takaichi prometeu suspender, por dois anos, o imposto de 8% sobre o consumo de alimentos. Além disso, afirmou que essa medida criará empregos, impulsionarão o consumo das famílias e aumentarão outras receitas tributárias. A convocação antecipada testará sua liderança porque define 465 cadeiras, e ocorre enquanto custos de vida preocupam eleitores e elevam juros.

A perspectiva de um corte no imposto sobre o consumo, que reduziria a receita do governo em 5 trilhões de ienes (aproximadamente R$170 bilhões) por ano, teve como resultado, o rendimento dos títulos do governo japonês de 10 anos atingindo o maior patamar em 27 anos no início desta segunda.

Além disso, a votação antecipada definirá todas as 465 cadeiras da câmara baixa do Parlamento. Igualmente, também marcará o primeiro teste eleitoral de Takaichi desde que se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão, em outubro de 2025.

A convocação de eleições permitiria que ela capitalizasse o apoio popular e consolidasse o controle sobre o Partido Liberal Democrático, fortalecendo a maioria da coalizão. Ademais, as eleições testarão a disposição dos eleitores em gastar mais, pois o aumento do custo de vida é a principal preocupação da população.

Cenário Atual

Segundo pesquisa da emissora japonesa, NHK, 45% dos entrevistados citaram preços como principal preocupação, seguidos por diplomacia e segurança nacional, com 16%. Desde o início do mandato de Takaichi, seu gabinete mantém aprovação próxima de 70%, segundo pesquisas recentes.

No entanto, apesar da popularidade, o bloco governista tem maioria estreita na Câmara Baixa, o que dificulta o avanço de uma agenda ambiciosa. Takaichi é a quinta primeira-ministra japonesa em cinco anos e chegou ao cargo à frente de governo inicialmente minoritário.

Em novembro, o bloco governista obteve maioria na Câmara Baixa após a adesão de três parlamentares ao partido da premiê. Na Câmara Alta, contudo, a coalizão segue em minoria, mantém o cenário instável e reforça a aposta governamental em renovar o mandato popular.

Fonte (1) (2). Foto destaque: Divulgação/Japan Kantei

Socióloga e publicitária em formação, pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e pela UNOPAR, respectivamente. Atualmente, atuo como redatora do Portal Asia On e do It Life, além de trabalhar como social media e fazer cobertura de shows e eventos.

Ligue 180