Arranha-céu de resíduos na Grande Jacarta

A capital e cidade da Indonésia está mergulhando em montanhas de lixo.
Jacarta
Foto: Reprodução | Jakarta Post

A capital e cidade da Indonésia, Jacarta, que é composta com mais de 30 milhões de habitantes, envia mais de 14.000 toneladas de resíduos para oito aterros diariamente.

O lixo que a Grande Jacarta produziu nos últimos três anos poderia preencher o arranha-céu mais alto de cidade. Este arranha-céu, Torre Gama, possui 310 metros de altura.

Devido ao grande fluxo do lixo, assim como a má gestão de resíduos, colocou a área metropolitana em crise.

Como alguns aterros já se encontram sobrecarregados ou estão em sérios riscos de ficarem sobrecarregados, em um futuro recente, os residentes da Grande Jacarta ficarão sem locais para despejar o lixo.

O cheiro forte do lixo é suficiente para debilitar os nervos olfativos. O esgoto que flui dessas montanhas de lixo contamina as águas subterrâneas, que os moradores usam para suas necessidades diárias.

Durante os dias chuvosos, as mesmas montanhas ficarão ainda mais escorregadias e com tendência a desmoronar. Isso, no entanto, não impede os trabalhadores do aterro de operar escavadeiras para empilhar o lixo mais alto – simplesmente porque eles não têm outra escolha.

Indicativo de lotação de aterros em toneladas por dia:

Jacarta

Foto: Divulgação | The Jakarta Post

 

*Vermelho indica superlotação e rosa indica aterros perto de sua lotação.

 

O município de Bogor, a regência de Bogor, Depok e South Tangerang esperam despejar os resíduos no aterro de Lulut-Nambo recém-construído na regência de Bogor. No entanto, o mecanismo ainda não foi aberto devido a uma prolongada disputa de pagamento entre o contratante e o investidor. Soma-se a essa disputa as brigas entre as quatro regências e municípios que querem uma cota maior de lixo para cada uma de suas regiões.

Em 2018, o Ministério de Obras Públicas e Habitação revitalizou o aterro de Rawa Kucing em Tangerang. Assim, se tornou um aterro sanitário onde o lixo é comprimido e enterrado em uma fossa com fundo protegido para permitir sua decomposição em materiais inertes biológica e quimicamente.

O aterro de Bantargebang em Bekasi opera uma usina de transformação de resíduos em energia e uma instalação de compostagem.

Todas essas inovações, no entanto, têm uma capacidade limitada e não podem acompanhar a quantidade cada vez maior de resíduos da Grande Jacarta.

 

 

Fontes: (1)

Olá, me chamo Marcela, tenho 24 anos, moro em Recife e atualmente faço faculdade de Enfermagem. Sou extremamente extrovertida e gosto muito de interagir, sou fã de carteirinha dos doramas. 🙂

- Sorriam, sejam bem vindos (as) ao Asia ON! 🙂

Veja também!