Big O!cean: Primeiro grupo de K-pop com integrantes surdos anuncia estreia para dia 20 de abril

Big O!cean, gerenciado pela Parastar Entertainment, é o primeiro grupo de K-pop formado por membros com deficiência auditiva. Eles pretendem introduzir um novo gênero musical chamado S-Pop, que utiliza língua de sinais como meio principal de expressão musical. O grupo estreia em 20 de abril, Dia Nacional das Pessoas com Deficiência na Coreia, com uma nova versão da música ‘Glow’, originalmente do H.O.T.

Os membros de Big O!cean utilizam tecnologias como implantes cocleares, um dispositivo que fornece estímulos elétricos ao nervo auditivo para detectar sons e aparelhos de surdez que amplificam a capacidade de sentir vibrações e ritmos, essenciais para sincronizar a dança e entender a música. Eles planejam apresentar suas músicas em Língua de Sinais Coreana (KSL), Americana (ASL) e Internacional (ISL), tornando suas performances acessíveis a uma audiência global.

Hyunjin, o vocalista principal, perdeu parte da audição devido a febres altas na infância e recebeu um implante coclear. Lee Chanyeon, principal rapper, também possui um implante coclear. Já Kim Jiseok, o principal dançarino e mais jovem do grupo, foca em trazer energia e expressão visual para as performances.

Membros do grupo Big O!cean, da esquerda para direita: Chanyeon, Jiseok e Hyunjin. | Foto: Yonhap News

Em entrevistas com a mídia local, os membros detalharam os desafios e expectativas para a sua estreia. Os membros estão treinando por dois anos para fazer sua estreia. Os três também usam aparelhos auditivos, além de usarem a leitura labial. Chanyeon só usava linguagem falada antes de se tornar trainee, ele não teve problemas em conversar em linguagem falada, a menos que estivesse em um ambiente muito barulhento ou usasse uma máscara que cobrisse a boca.

Embora Jiseok seja surdo desde o nascimento, ele tentava falar quando era jovem. Como ele usava a voz, as suas cordas se desenvolveram, e graças ao tratamento com especialistas, ele aprender e hoje consegue falar. “A maioria dos surdos não fala bem. Muitas pessoas sabem como usar a voz, mas escolhem não usar. Nós, os membros, somos casos raros. Nem todas as pessoas surdas podem falar como nós, mas também não significa que todas elas não possam falar.”, diz o membro mais novo.

“Falar e cantar podem ser diferentes.”, diz Hyunjin, encarregado dos vocais, ele explica que usa um aplicativo que mostra a escala quando ele canta. “Como minha audição não é boa, às vezes a afinação não sai correta. Aprendi a modular minha voz enquanto recebia aulas de canto. Aprendi como usar a força muscular para controlar a altura e o tom da voz. Ter deficiência auditiva não significa que não posso cantar. Isso é apenas preconceito.”

A agência desenvolveu métodos de prática de dança que utilizam tato e visão para os membros. Eles usam relógios inteligentes que vibram no ritmo da música. Além disso, na frente dos membros, vídeos de luz piscam conforme o ritmo, para que eles percebem a batida da música e dancem a partir disso. Devido às diferenças nos níveis de audição, eles precisam ajustar um ao outro durante os ensaios. Jiseok precisa aumentar o volume quando ouve sons mais baixos. “Temos que continuar praticando e repetindo. Não podemos usar a falta de audição como desculpa.”, disse Jiseok.

O Big O!cean fará sua estreia com a música ‘Glow’, música de sucesso do grupo da primeira geração H.O.T., no programa MBC ‘Show! Music Core’ no próximo dia 20. A razão pela qual eles escolheram essa música é por causa da sua letra brilhante e esperançosa. Além disso, o refrão, “Vamos dar as mãos juntos. E vamos olhar para o céu. Vamos desenhar o mundo que vamos fazer juntos no céu”, foi coreografado em linguagem de sinais.

Confira o teaser:

O nome do grupo, “Big O!cean”, foi escolhido para mostrar a vontade de espalhar energia positiva como o mar. Hyunjin disse: “Quero que o grupo seja lembrado não por causa da deficiência auditiva, mas como um grupo sobre o qual as pessoas dizem: ‘Eles pareciam ídolos comuns, mas é incrível que tenham deficiência auditiva.'”

Com sua estreia, o grupo espera inspirar outras pessoas, mostrando como a música e a dança podem ser experienciadas de formas alternativas através da língua de sinais. Eles visam estabelecer o S-Pop como um gênero reconhecido globalmente, quebrando barreiras culturais e de comunicação.

Fontes: (1) (2) (3) | Foto de capa: Parastar Entertainment

Veja também!