Chuvas inundam Bangladesh e Índia, milhões de pessoas estão desabrigadas

inundações Bangladesh e Índia

Desde a semana passada, Bangladesh e Índia estão sofrendo com fortes chuvas e inundações. As enchentes inundaram ainda mais os países nesta terça-feira (21), disseram as autoridades.

O governo luta para alcançar mais de 9,5 milhões de pessoas presas com pouca comida e água potável após dias de chuva intensa. Estas são as piores inundações em mais de um século em algumas partes de Bangladesh e mataram pelo menos 69 pessoas nas últimas duas semanas no país e em Assam, no nordeste da Índia.

Segundo a Reuters, as pessoas estão sem comida e não estão recebendo água potável desde que a água da enchente submergiu todos os poços tubulares. O primeiro-ministro Sheikh Hasina sobrevoou algumas das áreas atingidas pelas inundações na terça-feira. De acordo com imagens de TV, ele observou enormes extensões cobertas por água, interrompidas por afloramentos ocasionais de terra.

A monção traz chuvas fortes para o sul da Ásia entre junho e outubro, muitas vezes provocando inundações. Os alagamentos ocorrem especialmente em áreas baixas como Bangladesh, onde os rios cheios de águas que saem do Himalaia muitas vezes transbordam.

O clima extremo no sul da Ásia tornou-se mais frequente e os ambientalistas alertam que as mudanças climáticas podem levar a desastres mais graves. Atiqul Haque, diretor-geral do Departamento de Gerenciamento de Desastres de Bangladesh, disse à Reuters que mais três distritos nas partes norte e central do país foram inundados.

“A administração local, juntamente com o exército, marinha, polícia, bombeiros e funcionários dos serviços de emergência e voluntários, estão envolvidos em operações de resgate e socorro.”, disse Haque.

As inundações na região de Sylhet, que inclui Sunamganj, são as mais graves em mais de um século. O fundo da ONU para a infância disse que 90% de suas instalações de saúde foram inundadas e os casos de doenças transmitidas pela água estão aumentando.



A UNICEF disse que está buscando urgentemente US$ 2,5 milhões para responder à emergência em Bangladesh. Simultaneamente, também estão trabalhando com o governo para fornecer comprimidos de purificação de água, suprimentos médicos de emergência e recipientes de água.

“Quatro milhões de pessoas, incluindo 1,6 milhão de crianças, presas por enchentes no nordeste de Bangladesh precisam urgentemente de ajuda”, disse a UNICEF em comunicado.

Em algumas áreas, os militares de Bangladesh lançaram sacos de suprimentos de socorro de helicópteros para pessoas que esperavam nos telhados. Syed Rafiqul Haque, ex-parlamentar e político do partido no poder no distrito de Sunamganj, disse que os abrigos contra enchentes estão lotados de pessoas.

“Muitas pessoas ainda estão sem comida e água”, disse ele. “Os gritos de socorro estão ficando mais altos.”

No estado de Assam, na vizinha Índia, as inundações cortaram três distritos no vale de Barak e a água em partes da principal cidade da região, Silchar, está na altura da cintura, disseram autoridades e moradores.

“A situação é extremamente séria”, disse o ministro-chefe de Assam, Himanta Biswa Sarma, à Reuters. “Vamos tentar transportar combustível para Silchar e os outros dois distritos imediatamente.”

O exército indiano e tropas paramilitares foram chamados para ajudar nas operações de resgate. As autoridades conseguiram evacuar cerca de 1.000 pessoas nas últimas 72 horas.

Assam e o estado vizinho de Meghalaya receberam 134% mais chuvas do que a média nesta época do ano, segundo dados do Departamento Meteorológico da Índia. Cerca de 4,7 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas em Assam, com cerca de 330.000 em abrigos, disse o governo.

 

Fonte: (1) | Fotos: Anuwar Hazarika |REUTERS

Veja também!

The8 do Seventeen lançará álbum solo

Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro álbum solo, Stardust, no dia 4 de