Confira como foi a partida entre Japão x Espanha

Seleção Japonesa vira diante de uma forte Espanha  para se classificar em primeiro lugar no grupo e mandar a Alemanha de volta para casa.
Jogadores japoneses comemoram classificação |Foto: Divulgação/Twitter @fifaworldcup_pt

Ao rolar a bola, não se sabia o que se podia esperar da Seleção Japonesa. 

A derrota contra a Seleção costarriquenha fez com que os japoneses precisassem de uma série de combinações para sobreviver na competição, já que não parecia ter forças para superar a Espanha.

Tocando bola com a maestria já conhecida, a “Furia” dominou com bastante facilidade a seleção asiática nos primeiros minutos de jogo.

Aos 8 minutos, após boa jogada, Dani Olmo cruza na cabeça de Morata que acerta o goleiro Shuichi Gonda.

Aos 10 minutos, em troca de passes pelo lado direito, a bola é cruzada novamente na área japonesa, dessa vez, Álvaro Morata que subiu entre os zagueiros, não desperdiçou. Espanha 1×0.

Daí em diante os espanhóis usaram o toque de bola característico para dominar o Japão, sem tentar de fato aumentar o placar.

O jogo se tornou morno, os jogadores do time europeu pareciam satisfeitos com o resultado que naquele momento garantia o primeiro lugar do grupo.

Aos 33 minutos de jogo, com muita insistência, o Japão conseguiu recuperar a bola e empurrar a seleção espanhola para defesa.

Pressionada, a defesa recuou para o goleiro Unai Simón, que tentou driblar o atacante Maeda e quase perdeu a bola, sendo obrigado a mandar para escanteio. 

Aos 35 os japoneses conseguiram chegar outra vez e Kamada bateu forte mas a defesa afastou.

Os demais minutos de jogo foram entre passes sem objetividade da Espanha e cartões amarelos distribuídos aos jogadores japoneses, que  sem a bola, fizeram mais faltas que o habitual.

japoneses comemorando |Foto: Divulgação/Instagram @fifaworldcup_

O segundo tempo começou com um Japão modificado, aos 2 minutos, o  herói do primeiro jogo contra a Alemanha, Ritsu Doan, que entrou no intervalo, aproveitou erro de Balde, roubou a bola e bateu de fora da área para empatar. 1×1.

Aos 5 minutos, descendo em velocidade e se aproveitando de uma Espanha que sentiu o empate, Mitoma cruzou no limite da linha de fundo e encontrou Tanaka, que desviou de joelho para o gol vazio. 2×1 Japão.

A partir do gol, os “Samurais Azuis”, começaram a pressionar e os jogadores espanhóis começaram a tocar na defesa, aos 17 minutos, Mitoma recupera a bola e sai driblando mas não consegue finalizar.

Sem conseguir retomar a bola, a seleção europeia sofreu no jogo, por pouco tempo, conseguiu trocar passes novamente, mas aos 24 cedeu contra-ataque e Asano perdeu chance de aumentar o placar.

Após os 30 minutos da segunda etapa, mais cansados, os japoneses deixaram espaços, permitindo que a equipe rival tocasse bola dentro do campo de ataque, embora sem sucesso.

Aos 37 minutos, em mais uma roubada de bola, Itakura cabeceou dentro da área mas parou em Unai Simón.

Aos 38, Asano rouba a bola outra vez e arranca em mais um contra-ataque, mas a bola corre mais que o esperado e a zaga espanhola corta.

Aos 44 minutos, depois de vários minutos trocando bola sem efetividade, Asensio conseguiu chutar de fora da área, mas Gonda impediu o gol. Após a zaga afastar o rebote, Olmo até conseguiu chutar mas o guarda meta japonês, voltou a aparecer.

Sem conseguir tornar a posse de bola em gol, a Seleção da Espanha não levou maiores perigos para o goleiro japonês. Com a vitória, os Japoneses assumiram a primeira posição e eliminaram a Alemanha do Mundial.

A Seleção do Japão que entrou no grupo mais difícil e com a marca de nunca ter vencido em copas uma campeã mundial, sai fortalecido para a próxima fase da competição.

Agora medirá forças com a Seleção Croata para buscar a inédita classificação às quartas de final.

Nas Oitavas de Final, a Seleção Japonesa volta a campo em 5 de Dezembro, contra a Croácia.

_________________________________________________________________________________________________________

Transmissão: TV Globo, SporTV, e FIFA+ 

Escalações

JAPÃO:

Gonda; Itakura, Yoshida, Taniguchi; Junya Ito¸ Tanaka (Endo), Morita, Nagatomo (Mitoma); Kamada (Tomiyasu), Kubo (Doan) e Maeda (Asano).

Técnico: Hajime Moriyasu. 

ESPANHA: 

Unai Simón; Azpilicueta (Carvajal), Rodri, Pau Torres, Álex Balde (Alba); Busquets, Gavi (Ansu Fati), Pedri; Dani Olmo, Nico Williams (Ferrán Torres) e Morata (Asensio).

Técnico: Luis Enrique

 

Fontes: (1)  Foto de capa: |Foto: Divulgação/Twitter @fifaworldcup_pt

Veja também!