Conheça o Holi Festival, o Festival das Cores

O Holi Festival foi tema da última festa do BBB 21 e deu o que falar. Venham saber mais sobre o que é o Festival das Cores!

Na última semana tivemos uma festa no Big Brother Brasil 2021 com o tema “Holi Festival”, com muita tinta e muita cor mas você sabe o que é o Holi Festival?

Considerada uma das festas mais bonitas do mundo, o Holi Festival é realizado todos os anos na Índia e em alguns outros lugares do mundo entre fevereiro e março e celebra o início da primavera com uma explosão de cores, por isso, é conhecido também como o Festival das Cores. 

A manifestação de cores significa a vitória do bem sobre o mal e ocupam as ruas indianas ligando pessoas de todo mundo em uma só festa. Desta forma, a regra é se alegrar e se divertir, sem distinções de classe social, religião e raça. Fazendo com que toda a diferença suma entre as cores do festival.

Esse ritual colorido Hindu é conhecido como Rangwali Holi e é atualmente a segunda parte do Holi. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música. As pessoas cumprimentam-se dizendo “Holi Hai”.

 

Holi é comemorado no dia de lua cheia do mês de Phalugna ou Falguna (Phalgun Purnima), que geralmente cai na parte posterior de fevereiro ou março. Rangapanchami ocorre poucos dias mais tarde, em um Panchami (quinto dia da lua cheia), marcando o fim das festividades que envolvem cores.

Em algumas pequenas vilas da Índia, grupos de homens vão de casa em casa cantando e tocando músicas tradicionais, eles ficam nas portas das casas tocando até que o anfitrião traga alguma comida para eles. Tanto faz o anfitrião trazer comida, como sujá-los com mais tinta.

História

 Radha, Krishna and sakhis playing Holi. Lucknow, Avadh (Oudh), 19th century. Opaque watercolor and gold on paper, H: 28.9 W: 19.2 cm .

 

O Holi é um festival hinduísta, que é a religião mais antiga da Índia. Por isso, a festa está baseada em várias de suas mitologias, uma delas é a lenda de Krishna e Radha e a outra é a comemoração da história Hindu de Prahlad, um príncipe dedicado que adorava Vishnu. 

Os historiadores contam que o Holi antecede em muitos séculos o nascimento de Cristo. E são tantas as lendas que relatam o seu aparecimento, em geral aludindo ao temido Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos no seu reino o adorassem, mas foi justamente o seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Vishnu.

Hiaranyakashyap combinou com a sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria numa fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas foi Holika quem morreu carbonizada por não saber que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa.

O deus Vishnu observou a bondade e devoção de Prahlad e salvou-o. O festival, logo, celebra a vitória de um deus contra o outro e o triunfo da devoção. A tradição da queima Holika ou o “Holika Dahan” vem principalmente a partir desta lenda.

O Holi também comemora a lenda de Radha e Krishna, que conta o grande prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis. Esta brincadeira de Krishna mais tarde, tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi.

Segundo a lenda, Krishna amava Radha, porém se sentia mal por causa da diferença de suas cores de pele. Sua mãe o aconselhou a pintar a pele e ele pintou o rosto de maneira colorida pra ficar da mesma cor que sua amada, para que assim, pudessem celebrar seu amor juntos e sem julgamentos.

Cores

Todas as cores utilizadas no festival tem um significado e as pessoas devem usar aquelas que remetem ao sentimento que querem transmitir para os outros. Veja agora o significado das cores:

  • Amarelo: piedade / humildade / saúde
  • Laranja: otimismo / alegria
  • Azul: calma
  • Vermelho: pureza / fertilidade / beleza
  • Rosa: amor
  • Verde: vitalidade / força

Veja um vídeo de como é o festival:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=AbFIkJ8KFZ8[/embedyt]

O que achou do festival? Gostaria de participar um dia?

 

Fontes: (1) (2) 
Fotos: Unsplash
Website | + posts

Tenho 27 anos, moro em São Paulo e sou designer gráfico e estudante de ciências sociais. Sou apaixonada por música, livros, séries, viagens e amo comida asiática! Você pode saber mais sobre mim em: https://www.behance.net/daniele-almeida 🙂

Comentários