A primeira rodada da edição de 2023 da Copa da Ásia chegou ao fim, sem grandes surpresas, algumas equipes mais tradicionais foram surpreendidas de início, mas esta primeira rodada não nos trouxe nenhuma grande “zebra”
A edição do torneio que se iniciou em 12 de Janeiro de 2024 era para ser realizada no meio do ano de 2023, mas a China, anfitriã original, desistiu de sediar o torneio por conta de questões referentes ao combate da COVID 19, e como as temperaturas no Catar, sede escolhida devido a estrutura pronta por conta da disputa do Mundial de 2022, são altas no meio do ano, a confederação asiática resolveu remanejar para o início de 2024.
Dividida em cinco grupos, do A ao F com quatro equipes cada, a busca pelo título mais importante do continente já está a todo vapor.
“Jogando por música”, o Japão foi um dos destaques desta primeira rodada, goleando na estreia.
Maior campeão da competição, com quatro títulos, os nipônicos não conquistam a taça desde 2011.
A Coreia do Sul, outra equipe que chegou em um ótimo momento, teve mais dificuldades contra o Bahrein e está na segunda colocação de seu grupo.
GRUPO A
Pelo Grupo A, o anfitrião Catar estreou bem contra a seleção do Líbano, em uma partida onde os donos da casa tomaram conta do jogo e construíram o resultado sendo efetivos quando puderam finalizar contra a meta do goleiro Mostafa Matar
Chegando bem ao ataque, a seleção catari construiu boas chances e chegou a parar no travessão antes de conseguir chegar ao primeiro gol, que saiu aos 45 minutos da primeira etapa, com Akram Afif.
O camisa 11 dos “marrons” estava buscando o jogo, participando de praticamente todos os lances ofensivos de sua equipe.
O segundo gol veio em lance veloz que passou pelos pés de Afif, que encontrou na ponta esquerda Waad, que cruzou no meio da área e Almoez Ali desviou para as redes.
Afif ainda “fechou a conta” já aos 90 minutos de jogo.
Os libaneses conseguiram encontrar espaços na defesa do Catar, mas o goleiro Meshaal Aissa Barsham conseguiu se sair melhor, fazendo boas defesas e garantindo a boa estreia dos atuais campeões.
Na outra partida do grupo, China e Tajiquistão se enfrentaram, nesta que marcou a estreia do Tajiquistão na disputa da Copa da Ásia.
A seleção chinesa, que é uma das tradicionais do continente, teve uma atuação decepcionante, sendo dominada na maior parte do tempo pela seleção tajique.
O placar de 0x0 se deu em partes pela boa atuação do goleiro chinês Yan Junling, que fez grandes defesas e segurou o ímpeto ofensivo da equipe adversária, que construiu boas jogadas, mostrando um futebol dinâmico, que surpreendeu a defesa chinesa durante jogo.
Na parte final da segunda etapa, a China melhorou seu rendimento e chegou a levar perigo ao Tajiquistão, mas parou na falta de efetividade na parte final do ataque, ou em boas defesas do goleiro Yatimov, que brilhou nas poucas vezes que foi exigido.
Aos 37 minutos do segundo tempo, Zhu Chenjie chegou a abrir o placar, mas após revisão do VAR, o árbitro do jogo, o saudita Mohammed Khled S Al Hoish, anulou o gol.
Veja os melhores momentos de Catar x Líbano AQUI
GRUPO B
A Austrália estreou contra a Índia pelo Grupo B, em uma partida que teve como árbitra principal a japonesa Yoshimi Yamashita, a primeira mulher a apitar um jogo da Copa da Ásia.
Com a bola rolando, a seleção australiana, que geograficamente está na Oceania, mas é filiada à Confederação Asiática, mostrou sua superioridade técnica, chegando com certa facilidade ao ataque, mas abusando de erros de finalização.
O primeiro gol do jogo só saiu aos 5 minutos do segundo tempo de jogo, quando o goleiro indiano Gurpreet Singh Sandhu tentou cortar um cruzamento mas tocou a bola para o meio da área, a sobra ficou com Jackson Irvine, destaque dos “socceroos”, que finalizou para abrir o placar, 1×0.
Aos 27 minutos de partida, em um ataque veloz pela ponta direita com McGree, que cruza na área, a defesa não consegue cortar e Jordan Bos completa para o gol, 2×0.
Com a vitória, os australianos assumiram a liderança do grupo, já que na outra partida, Uzbequistão x Síria, não saíram do 0x0.
GRUPO C
A tradicional seleção dos Emirados Árabes Unidos fez um jogo bem disputado contra Hong Kong, assegurando a vitória somente nos últimos minutos.
As equipes se estudaram bastante e não produziram muito, até que aos 34 minutos em ataque pelo meio da seleção emiratense, a bola foi cruzada na área, o zagueiro de Hong Kong, Oliver Gerbig disputou a bola com os braços abertos e cometeu pênalti.
Na cobrança, Sultan Adil cobrou bem e abriu o marcardor.
Os Emirados Árabes ficaram próximos de ampliar o placar, ainda no primeiro tempo, quando o brasileiro naturalizado emiratense, Fabio Lima, finalizou de fora da área e acertou o travessão.
O gol de empate de Hong Kong veio logo aos 4 minutos do segundo tempo, após boa jogada de Everton Camargo, que recebeu na direita, passou pela defesa e cruzou na área, Chan Siu Kwan desviou pro gol, 1×1.
A equipe emiratense buscou estar novamente à frente do placar, e após contra ataque em velocidade, o goleiro de Hong Kong, Hung Fai Yapp, desviou para frente, no rebote fez outra defesa no contrapé, mas não conseguiu evitar o gol, após a finalização de Zayed Sultan, 2×1
Sem maiores emoções, o time de Hong Kong segurou defensivamente, até que aos 45 minutos do segundo tempo, Chan perdeu o tempo de bola e cometeu pênalti.
Na cobrança, Alghassani deslocou o goleiro e garantiu a vitória de sua seleção, 3×1.
No outro jogo do grupo, Irã x Palestina se enfrentaram onde os iranianos, que fizeram boas partidas na disputa do Mundial do Catar, mostraram superioridade técnica e venceram por 4×1, assumindo a liderança do grupo.
A equipe do Irã abriu 3×0 ainda no primeiro tempo da partida, com jogadas de bons toques de bola, chegando no ataque com qualidade.
O primeiro gol saiu após jogada da esquerda, Ansarifard recebeu de Ghoddos, e finalizou no canto do goleiro Rami Hamada.
Após cobrança de falta de Ghoddos, Khalilzadeh se atirou na bola para desviar para o gol, após entrar sem marcação por trás da defesa palestina, 2×0.
O terceiro gol saiu de jogada proveniente da esquerda, Khalilzadeh recebeu e tocou para Mehdi Ghayedi, que bateu cruzado, sem chances de defesa do goleiro Hamada, 3×0.
Com problemas para chegar ao ataque e levar perigo à defesa iraniana, a seleção palestina conseguiu diminuir o placar se aproveitando de um lance de bola parada, nos acréscimos da primeira etapa.
Após cobrança de falta na área, a defesa cortou mal e o camisa 9 da Palestina, Tamer Seyam, desviou para tirar do alcance do goleiro Beiranvand, 3×1
No segundo tempo, Sardar Azmoun aproveitou rebote do goleiro palestino, que cortou desvio na área, após jogada veloz pela direita. 4×1.
GRUPO D
Japoneses e Vietnamitas abriram o Grupo D em mais uma boa demonstração da boa fase dos “samurais azuis”, que golearam por 4×2 em partida onde Takumi Minamino foi o grande destaque, com dois gols e uma assistência.
O placar do jogo foi aberto aos 11 minutos, após cobrança de escanteio, o goleiro vietnamita não conseguiu cortar, a sobra ficou com o ataque japonês, após recuo, Sugawara cruzou na área, a defesa afastou e Minamino completou para o gol no rebote.
Apesar do grande futebol mostrado recentemente, a equipe japonesa levou um susto, em jogada proveniente de cobrança de escanteio, executada pelo capitão Hùng Dũng Đỗ, o camisa 15 Dinh Bac Nguyen desviou para o gol de empate, 1×1.
O Vietnã que não conseguia construir jogadas ofensivas chegou ao segundo gol, virando a partida após outro lance de bola parada.
A bola foi alçada na área, a defesa desviou, o goleiro japonês Zion Suzuki fez ótima defesa, mas na sobra, Tuan Hai Pham completou para as redes, 2×1
Os japoneses mostraram sua qualidade técnica em ataque de velocidade, Endo, destaque do Liverpool da Inglaterra, recebeu a bola e lançou Minamino, que dominou e finalizou com categoria para empatar o jogo. 2×2
Ainda nos acréscimos do primeiro tempo, os samurais azuis voltaram a atacar em velocidade, tocando a bola, Minamino encontrou Keito Nakamura, que abriu e acertou o ângulo direito do goleiro Filip Nguyen, um golaço, 3×2.
No segundo tempo, o Japão fechou o placar após boa jogada envolvendo a defesa vietnamita, até que Kubo encontrou Ueda, que driblou e finalizou no canto oposto do goleiro, 4×2.
No outro jogo do grupo, o Iraque não teve tantas dificuldades para vencer a Indonésia, pelo placar de 3×1, com gols marcados por Mohanad Ali e Osama Rashid no primeiro tempo, e Aymen Hussein, aos 30 da etapa final.
Marselino Ferdinan diminuiu para os indonésios ainda no primeiro tempo.
GRUPO E
A Coreia do Sul não teve vida fácil diante do Bahrein, o resultado final de 3×1 não demonstrou exatamente o que foi parte do jogo, já que os barenitas criaram boas chances e incomodaram a defesa dos “tigres asiáticos”.
A seleção do Bahrein começou a partida melhor e após lances de bola parada e de contra ataque em velocidade pela esquerda, esteve próximo de abrir o placar, mas pecou na finalização.
Os coreanos pareceram nervosos durante esse bom momento da equipe adversária, chegando aos 28 minutos do primeiro tempo com três jogadores advertidos com cartão amarelo.
Aos 38 minutos, em jogada de contra-ataque a Coreia conseguiu chegar ao primeiro gol, em velocidade pela esquerda, Jae-Sung Lee, cruzou na área, a bola desviou no defensor barenita e caiu nos pés de In-Beom Hwang, que não desperdiçou, 1×0.
Após o gol, os sul-coreanos continuaram no ataque e chegaram próximo de ampliar o placar, em cobrança de falta do capitão Heung Min Son, que passou perto do travessão do goleiro Ebrahim Lutfalla.
No segundo tempo de jogo, o Bahrein começou novamente no ataque, mas após finalização desviada de Kamil Al-Aswad, o goleiro coreano Seung-gyu Kim fez boa defesa.
Melhores no início do segundo tempo, “os vermelhos” chegaram ao empate em jogada de toques de bola curtos, após passe por elevação Mohamed Jasim Marhoon finalizou, a defesa cortou e na sobra, Al-Hashsash completou para o gol, 1×1.
Os coreanos ampliaram o placar após erro defensivo do Bahrein, a bola foi recuperada e tocada no meio para Kang-in Lee, que finalizou no canto do goleiro com categoria, para fazer um golaço, 2×1.
Apesar do desempenho abaixo, a seleção coreana conseguiu fechar o placar graças ao talento individual, já que Lee recebeu de Hwang e marcou outro bonito gol, 3×1.
Na outra partida do grupo, a seleção da Jordânia atropelou a Malásia por 4×0, o primeiro gol saiu aos 12 minutos, com finalização de Mahmoud Al-Mardi no ângulo direito do goleiro malaio Syihan Hazmi.
Aos 15 minutos, o segundo gol saiu após Al-Naimat receber a bola lançada dentro da área, ser derrubado e com o auxílio do VAR, o árbitro emiratense Mohammed Abdulla Hassan Mohamed assinalou pênalti a favor da seleção jordânia.
Na cobrança, Mousa Al-Taamari deslocou o goleiro malaio para ampliar o placar, 2×0
O terceiro gol saiu após boa jogada pela direita, Al-Naimat driblou o goleiro e tocou para Al-Mardi fazer seu segundo gol na partida, 3×0.
A seleção malaia chegou a melhorar na segunda etapa, mas não conseguiu passar pelo goleiro Abulaila, e já no fim da partida, em jogada de contra-ataque, Al-Taamari recebeu a bola e viu o goleiro adiantado e fez um belíssimo gol para fechar a conta, 4×0.
GRUPO F
Para finalizar, pelo Grupo F, a Tailândia dominou o Quirguistão com facilidade e com um gol em cada tempo, Supachai Chaided garantiu a vitória de sua seleção por 2×0.
No outro jogo do grupo, a forte seleção da Arábia Saudita, única equipe a vencer a campeã mundial Argentina durante a disputa do Mundial de 2022, no mesmo Catar, entrou em campo contra Omã, após várias polêmicas na convocação e desistência de jogadores que exigiam a garantia de titularidade e não disputar amistosos preparatórios, o que assustou o técnico italiano Roberto Mancini.
Com a bola rolando, Omã chegou com perigo aos 11 minutos, o defensor saudita Al Tambakti, derrubou Muhsen Al Ghassani na área e o árbitro da partida, com auxílio da tecnologia do árbitro de vídeo, assinalou o pênalti.
Na cobrança, Salaah Al-Yahyaei deslocou o goleiro Ahmed Al-Kassar e abriu o placar, 1×0.
A seleção saudita melhorou o seu desempenho e obrigou o goleiro omani, Ibrahim Al-Mukhaini fazer boas defesas para segurar o resultado.
Aos 33 minutos, em jogada em velocidade, o “bloqueio” de Omã foi superado, quando Ghareeb saiu driblando, entrou na área e finalizou sem chances para o goleiro Al-Mukhaini, 1×1
A virada dos “falcões verdes” veio aos 45 minutos de jogo, com Al Albulayhi desviando após cobrança de escanteio, 2×1.
A transmissão da Copa da Ásia no Brasil fica por conta dos canais ESPN, através da plataforma StarPlus, com a transmissão dos jogos das principais seleções.
E aí? Quem vai ser o grande campeão da Ásia?
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fontes: (1) (2) (3) (4) |Foto de Capa: Divulgação / X @JFA
-
Renato Meneseshttps://asiaon.com.br/author/renato-meneses/
-
Renato Meneseshttps://asiaon.com.br/author/renato-meneses/
-
Renato Meneseshttps://asiaon.com.br/author/renato-meneses/
-
Renato Meneseshttps://asiaon.com.br/author/renato-meneses/