Copa da Ásia de Nações: Veja como foram as oitavas de final

Após bons jogos e a classificação surpreendente do Tajiquistão, a Copa da Ásia define os seus confrontos das quartas de final.

A Copa da Ásia definiu os confrontos das quartas de final, após jogos emocionantes e alguns equilibrados, com o crescimento de produção de seleções que começaram a competição como favoritas, e a surpreendente classificação do Tajiquistão, que eliminou a tradicional seleção dos Emirados Árabes Unidos.

Austrália x Indonésia

Post da Federação da Indonésia antes da partida contra a Áustralia |Foto: Divulgação / Instagram @pssi

Na primeira partida eliminatória, a Austrália “atropelou” a seleção da Indonésia, demonstrando mais uma vez bom futebol e se classificando com autoridade para a próxima fase da competição.

Os indonésios começaram assustando logo aos 5 minutos, após boa jogada pela esquerda, a bola foi lançada na área e Rafael Struick desviou para o gol, levando perigo ao goleiro Mathew Ryan.

A resposta dos “socceroos” veio logo aos 11 minutos, após jogada de troca de bola pela direita, um dos destaques da competição até aqui, Jackson Irvine, recebeu e bateu no canto direito do goleiro Ernando Ari, a bola foi desviada no meio do caminho, “matando” as chances de defesa.

No fim do primeiro tempo, após outra boa jogada pela direita, a bola foi cruzada na área e após desvio, a bola sobrou para Martin Boyle fazer 2×0 para os australianos.

No segundo tempo do jogo, a Austrália tomou conta das ações e completou o placar sem muitas dificuldades, o terceiro gol saiu após Goodwin pegar sobra de belíssima defesa do goleiro indonésio.

Nos acréscimos da partida, após cobrança de falta na lateral direita, o grandalhão Harry Souttar apareceu para desviar e fechar o placar do jogo, 4×0.

Austrália goleou a Indonésia pelas oitavas de final da Copa da Ásia |Foto: Divulgação / Instagram @socceroos

Pelas quartas de final, a Austrália vai medir forças com a Coreia do Sul, a partida será no dia 2 de fevereiro, às 12:30 com transmissão do StarPlus e da ESPN 4.

Tajiquistão x Emirados Árabes Unidos

A surpreendente seleção do Tajiquistão garantiu sua vaga nas quartas de final após eliminar nos pênaltis a tradicional seleção dos Emirados Árabes Unidos, em jogo sem muitas emoções, terminado em 1×1.

O placar foi aberto em lance de bola parada, a bola foi alçada na área por Dzhuraboev e o zagueiro Vakhdat Khanonov desviou para o gol, 1×0.

Os tadjiques tiveram mais próximos de aumentar o placar, mas pararam em boas defesas do goleiro emiratense Khalid Eisa.

Já nos acréscimos, toda lançada ao ataque,a seleção dos Emirados Árabes chegaram ao empate com Khalifa Al-Hammadi que também desviou de cabeça após cobrança de falta, 1×1.

Sem conseguirem marcar durante a prorrogação, a disputa da vaga foi para os pênaltis, e o goleiro do Tajiquistão, Rustam Yatimov  defendeu a cobrança de Caio Canedo e garantiu a classificação de seu país.

Jogadores tadjiques comemoram classificação às quartas de final |Foto: Divulgação / Instagram @fft_official

Na próxima fase, o adversário do Tajiquistão será a também surpreendente equipe da Jordânia, no dia 2 de fevereiro, às 08:30 da manhã, com transmissão do StarPlus e da ESPN 4.

Iraque x Jordânia

O adversário da equipe Tadjique saiu em um jogo equilibrado e com uma expulsão polêmica que influenciou na vitória da Jordânia contra o Iraque por 3×2.

O jogo teve boas atuações de ambos os goleiros, mas foi marcado no fim pela polêmica expulsão do artilheiro iraquiano Aymen Hussein.

O placar do jogo foi aberto pela Jordânia, aos 45 minutos da primeira etapa, com gol de Al-Naimat, o empate veio na metade do segundo tempo, com Saad Natiq.

A virada da boa equipe iraquiana veio com Hussein, que comemorou sentando-se e simulando que estava comendo, igual os jogadores jordanianos haviam feito na comemoração do primeiro gol da partida, antes, o camisa 18 do Iraque já tinha ido até sua torcida celebrar,  no que o árbitro do jogo, o iraniano Alireza Faghani, entendeu como um excesso de comemoração e mostrou o segundo cartão amarelo.

A expulsão do até então, heroi da partida, animou os jordanianos, que souberam se aproveitar da superioridade numérica, empataram com Alarab e garantiram a vitória nos minutos finais, com Al-Rashdan, 3×2.

Nas redes sociais Hussein lamenta sua expulsão em derrota para a Jordânia |Foto: Divulgação / Instagram @aymanhussen9

Jordânia x Tajiquistão, se enfrentam no dia 2 de fevereiro, às 08:30 da manhã.

Catar x Palestina

Na partida que marcou a estreia da Palestina na fase eliminatória da Copa da Ásia, o Catar fez valer o favoritismo e conseguiu a classificação, mas não sem antes ter trabalho com a aguerrida equipe palestina.

Dominante na partida, a equipe catari viu o placar ser aberto pelo adversário aos 37 minutos do primeiro tempo, quando Dabbagh tomou a bola após erro da defesa catari, driblou a zaga e finalizou cruzado, no canto direito para vencer o goleiro Barsham, 1×0 Palestina.

O empate saiu no fim da primeira etapa, após cobrança de escanteio de Akram Afif, craque do time catari, o capitão Al Haydos recebeu na entrada da área e chutou no canto, a bola desviou e tirou as chances de defesa do goleiro Rami Hamada, 1×1.

Já na segunda etapa, em jogada veloz, Almoez Ali foi lançado, mas antes de finalizar foi derrubado por Mohammed Saleh, e o árbitro da partida, o chinês Ning Ma, assinalou o pênalti.

Na cobrança, Afif deslocou o goleiro Hamada e marcou o gol da vitória, 2×1, garantindo a passagem para a próxima fase.

Akram Afif é o grande nome do Catar na competição |Foto: Divulgação / Instagram @qfa

O adversário do Catar nas quartas será o Uzbequistão, no dia 03 de fevereiro, às 12:30, com transmissão da StarPlus e da ESPN 4

Uzbequistão x Tailândia

A seleção uzbeque conquistou a classificação à próxima fase em jogo onde foi melhor que a Tailândia, mas teve dificuldades para vencer o goleiro Patiwat Khammai, que teve atuação de destaque.

Aos 37 minutos do primeiro tempo, o Uzbequistão conseguiu abrir o placar do jogo, com Turgunboev que recebeu lançamento, entrou na área por trás da defesa e finalizou cruzado, tirando do alcance de Khammai.

Apesar de dominada na partida, a seleção tailandesa conseguiu chegar ao empate aos 13 minutos da segunda etapa, quando em boa jogada em velocidade envolveu a defesa uzbeque e Supachai Chaided conseguiu escorar para Supachok Sarachart bater de primeira, de fora da área, sem chances de defesa para o goleiro Yusupov, 1×1.

A seleção uzbeque seguiu insistindo no ataque e garantiu a vitória depois de boa jogada de toque de bola pela esquerda, o craque do time, Abbosbek Fayzullaev recebeu de frente para o gol e finalizou no canto esquerdo, sem chances para o goleiro, 2×1, gol que manteve sua seleção viva na competição.

Turgunboev abriu o placar para o Uzbequistão em partida contra a Tailândia |Foto: Divulgação / Instagram @afcasiancup

Os uzbeques medirão forças com os cataris por uma vaga nas semifinais do torneio.

Árabia Saudita x Coreia do Sul

Uma das partidas mais esperadas dessa primeira fase eliminatória não trouxe muita emoção durante o tempo regulamentar e a classificação sul-coreana foi decidida somente nos pênaltis.

Jo defendeu dois pênaltis e garantiu a classificação de sua seleção para enfrentar a Austrália |Foto: Divulgação / Instagram @thekfa

Com um primeiro tempo sem inspiração de nenhum dos lados, o jogo começou a ser decidido no início da segunda etapa, quando o craque saudita Salem Al-Dawsari lançou Abdullah Radif que havia acabado de entrar no jogo e bateu na saída de Hyeon-woo Jo, para abrir o placar, 1×0.

Durante todo o segundo tempo, os tigres asiáticos tiveram dificuldades para criar jogadas, mas à medida que o jogo ia correndo, o técnico da Árabia Saudita, o italiano Roberto Mancini começou a tirar jogadores de frente e colocar defensores em campo, para tentar segurar a “magra” vantagem, o que trouxe os sul-coreanos para o ataque.

Exposta, a seleção da Árabia Saudita foi dominada e viu a Coreia do Sul chegar nos minutos finais para tentar o empate de todas as maneiras.

O goleiro dos falcões verdes, Ahmed Al-Kassar precisou fazer verdadeiros milagres para evitar ser goleado pelo forte ataque adversário, até que aos 53 minutos do segundo tempo, em uma das últimas jogadas, após confusão na área, Cho, um dos destaques coreanos na Copa do Mundo de 2022, desviou a bola para as redes, vencendo Al-Kassar e levando a decisão para o tempo extra.

Os coreanos seguiram atacando, mas pararam em outras boas defesas do goleiro saudita, que garantiu a disputa de pênaltis, e se Al-Kassar foi o nome do jogo com a bola rolando, nas penalidades quem brilhou foi o outro goleiro, o sul-coreano Jo, que defendeu duas cobranças e garantiu a Coreia na próxima fase.

A seleção da Coreia do Sul vai à campo contra a Austrália, a partida repete o confronto que decidiu o título da edição de 2015, com vitória australiana.

Japão x Bahrein

Após uma fase de grupos desempenhando de maneira bem abaixo do que vinha mostrando anteriormente, o Japão voltou a jogar um futebol vistoso e passou com facilidade pela seleção do Bahrein.

O placar foi aberto por Doan, aos 31 minutos do primeiro tempo, que se antecipou à defesa barenita para aproveitar o rebote do chute de Seiya Maikuma que havia explodido na trave esquerda do goleiro Lutfalla

Na segunda etapa do jogo, o jovem Takefusa Kubo recebeu em velocidade e venceu bem a defesa para ampliar o placar, 2×0.

O Bahrein diminuiu em “trapalhada” da defesa japonesa, Suzuki fez bela defesa em finalização de cabeça de Sayed Baqer, espalmando para cima, na sobra, ele chegou a segurar, mas Ayase trombou com o goleiro, que soltou a bola, que “morreu” no fundo do gol após resvalar no atacante japonês.

Nos minutos finais do jogo Ayase se redimiu do gol contra e marcou a favor após outra boa jogada veloz e de bom toque de bola, colocando números finais ao jogo e garantindo os samurais azuis na próxima fase.

Bahrein x Japão se enfrentaram pelas oitavas de final |Foto: Divulgação / Instagram @afcasiancup

O Japão terá pela frente a forte seleção do Irã, em partida que acontecerá em 3 de fevereiro, às 08:30, com transmissão na StarPlus.

Irã x Síria

A última vaga na fase de quartas de final foi decidida nos pênaltis, após confronto empatado em 1×1 entre Síria e Irã.

Apesar do domínio das ações, o Irã teve dificuldades para vencer o goleiro sírio Ahmad Madanieh, que fez ótimas defesas durante o confronto.

O primeiro gol saiu só aos 34 minutos do primeiro tempo, quando a estrela iraniana, Mehdi Taremi foi derrubado dentro da área, o próprio camisa 9 cobrou com perfeição e colocou sua seleção em vantagem, 1×0.

O empate veio em uma das poucas jogadas ofensivas que a Síria conseguiu encaixar durante o jogo, já na segunda metade do segundo tempo, quando Pablo Sabbag foi lançado em velocidade e o goleiro Alireza Beiranvand saiu atrapalhado e derrubou o camisa 11, o árbitro do jogo, o sul-coreano Jong-hyeok Kim marcou o pênalti com auxílio do árbitro de vídeo.

Na cobrança, Kharbin deslocou o goleiro iraniano e colocou a bola no meio do gol, 1×1, placar final do jogo.

Na disputa de pênaltis o goleiro Beiranvand se redimiu após defender cobrança de Fahd Youssef e garantir sua equipe no embate contra o Japão.

Beiranvand sendo abraçado após defender penalti contra a Síria |Foto: Divulgação / Instagram @iran_football_federation

Nas quartas de final todas as partidas da Copa da Ásia terão transmissão dos canais ESPN e da StarPlus.

E aí? Quem vai seguir vivo no sonho de conquistar o continente?

 

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no InstagramTwitterTikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

Fontes: (1)  |Foto de Capa: Divulgação / X @Socceroos

Veja também!