Austrália x Nigéria fizeram uma partida emocionante pela segunda rodada da Copa do Mundo, embaladas pela vitória na primeira rodada diante da perigosa seleção Irlandesa, as “Matildas” começaram o jogo buscando dominar a equipe rival, mas foram superadas pela melhor equipe africana da modalidade nos momentos finais.
Iniciando o jogo no ataque, as australianas foram para cima a fim de garantir sua classificação para segunda fase, mas além de não contar com a sua melhor jogadora, a goleadora Sam Kerr, ainda lesionada, as Matildas ainda tiveram pela frente a missão complicada de passar pelo destaque do jogo de estreia da Nigéria, a goleira Chiamaka Nnadozie.
Aos 12 minutos de jogo, a primeira que parou em boa defesa da goleira da Nigéria, foi Stephanie Catley, que entrou na área e bateu com força no canto esquerdo, mas não conseguiu superar a arqueira.
Melhor no jogo na maior parte do primeiro tempo, aos 18 minutos, a co-anfitriã do mundial voltou ao ataque e após chute colocado, Foord levou perigo ao gol defendido por Nnadozie.
Se a goleira das “super falcons” parecia insuperável, a seleção da Austrália precisou de um erro dela para chegar ao gol.
Após cobrar mal um tiro de meta, Nnadozie viu uma das defensoras australianas recuperar a bola e lançar Foord na esquerda.
A camisa 9 saiu em velocidade, encontrou o sistema defensivo nigeriano desarrumado e tocou para Van Egmond, que chutou no canto, sem chances de defesa. 1×0.
A resposta da seleção africana aconteceu nos acréscimos do primeiro tempo, pouco tempo depois do gol australiano.
Após vencer disputa de bola no meio, Rasheedat Ajibade recuperou a bola e acelerou a jogada, batendo para o gol, a defesa afastou mal com Carpenter e na sobra, diante da atrapalhada ação defensiva, a bola sobrou nos pés de Kanu, que colocou a bola no canto direito de Mackenzie Arnold. 1×1.
O segundo tempo da partida começou um pouco mais tranquilo, até que aos 19 minutos, a seleção nigeriana conseguiu chegar no ataque para tentar a virada.
Após cobrança de escanteio, a zaga australiana afastou mal, Alozie cabeceou para dentro da pequena área, Okoronkwo ganhou a disputa e cabeceou para o chão, Arnold não conseguiu fazer a defesa e a bola sobrou para Ohale, que cabeceou para o gol vazio. 2×1.
A nigeriana nem conseguiu comemorar já que foi atingida no estômago pela zagueira Alanna Kennedy, no lance do gol.
O gol animou a equipe africana, que seguiu no ataque e se aproveitou do desespero evidente da equipe australiana para voltar ao ataque.
Após perder a disputa de bola no meio de campo, a Austrália cedeu um contra-ataque bola foi lançada em velocidade para a craque do time, Asisat Oshoala, que contou com erro de Kennedy, que cabeceou para trás, sem força e tirou a goleira Arnold da jogada, facilitando para que a camisa 8 empurrasse para o fundo das redes, 3×1.
Com o gol, Oshoala se tornou a primeira atleta africana a fazer gols em três copas distintas.
A seleção australiana se lançou ao ataque de todas maneiras possíveis, para buscar ao menos um empate, que quase saiu nos acréscimos, após jogada em velocidade pela direita e lançamento para dentro da área, onde estava Foord, que cabeceou para mais uma boa defesa da goleira adversária.
No último lance da partida, em cobrança de escanteio, onde até a goleira Arnold estava na área, Kennedy se redimiu ao desviar bola lançada por Cooney-Cross e diminuir para a seleção representante da Ásia, 3×2.
Apesar dos esforços das australianas, já não havia mais tempo para reação e a vitória ficou com a Nigéria, o que “embolou” o Grupo B.
Neste momento, a Austrália está fora da zona de classificação e vai decidir a “vida” diante da tradicional seleção do Canadá, sem saber se poderá contar com Kerr.
Enquanto isso, a Nigéria vai enfrentar a já eliminada Irlanda.
Confira os Melhores Momentos AQUI
Canadá x Austrália se enfrentam no dia 31 de julho, às 07:00, com transmissão do FIFA + e dos canais na Twitch e YouTube da Cazé TV.
Portugal x Vietnã
Na outra partida da jornada, Portugal x Vietnã se enfrentaram, pela segunda rodada do grupo E e a seleção Vietnamita que se defendeu bem, não conseguiu segurar o ímpeto português.
Durante a partida, as portuguesas dominaram, e com bons toques de bola, ofereceram perigo à defesa da equipe asiática.
Aos 7 minutos da partida, Telma Encarnação entrou no meio da defesa para desviar lançamento feito por Lúcia Alves e abrir o placar. 1×0, o primeiro gol da história de Portugal em uma Copa do Mundo feminina.
As lusitanas se animaram com o gol e seguiram no ataque, com o segundo gol não acontecendo logo em seguida por conta da trave.
As vietnamitas que na maior parte do jogo se defenderam bem, vacilaram e permitiram que aos 21 minutos Kika recebesse a bola de Encarnação em velocidade e completasse para o gol, 2×0.
Ainda no primeiro tempo de jogo, após um raro erro de defesa português, a seleção do Vietnã teve chance de diminuir o placar, mas a goleira Patrícia Morais defendeu finalização de Thị Bích Thùy.
No segundo tempo de jogo, as ações variaram entre erros de finalização da seleção de Portugal, bolas na trave e espetaculares defesas de Trần Thị Kim Thanh, que já havia sido destaque no primeiro jogo.
Aos 20 minutos, as Portuguesas reclamaram de um possível pênalti sobre Jéssica Silva, mas a árbitra do jogo, a ruandesa Salima Mukansanga, deixou passar.
Sem força ofensiva, e com duas derrotas, as “golden girls” não têm mais chances de alcançar a próxima fase e vão encerrar sua digna e histórica primeira aventura mundialista, diante de Países Baixos.
Confira os Melhores Momentos AQUI
Vietnã x Países Baixos se enfrentam no dia 01 de agosto, às 4:00, com transmissão do FIFA +, e dos canais na Twitch e YouTube da Cazé TV.
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fonte (1) (2) |Foto de Capa: Divulgação / Instagram @nigeriasuperfalcons
-
Renato Meneseshttps://asiaon.com.br/author/renato-meneses/
-
Renato Meneseshttps://asiaon.com.br/author/renato-meneses/
-
Renato Meneseshttps://asiaon.com.br/author/renato-meneses/
-
Renato Meneseshttps://asiaon.com.br/author/renato-meneses/