Coreanos nascidos no exterior terão que servir ao exército

Coreanos nascidos exterior exército
Foto: Reprodução/bbc

Em 6 de junho, foi decidido pelo Tribunal Constitucional que torna-se obrigatório o alistamento no exército e cumprimento do serviço militar, para todos os descendentes diretos de coreanos (filhos de coreanos), nascidos no exterior ou no país, desde que permaneçam na coreia por mais de três anos. 

Anteriormente, coreanos da segunda geração nascidos no exterior e os que saiam do país para estudar fora, eram isentos de cumprir o serviço militar obrigatório. Isso se dava devido as diferenças de idioma e ambiente cultural nos quais se encontravam.

Contudo, de acordo com o artigo 127, Parágrafo 7, item 2 do Decreto de Execução Da Lei Do Serviço Militar, estipula-se que a segunda geração de coreanos estrangeiros com mais de 18 anos que permanecer na Coreia por mais de 3 anos, serão excluídos do adiamento do serviço militar. Sendo assim, serão obrigados a se alistar às foças armadas.

Foto: Reprodução | The Diplomat

 

Em contrapartida, os coreanos da segunda geração não concordam com a atual lei. Eles alegam que a ela viola o direito de buscar felicidade e a liberdade de residência e movimento.

Em resposta, segundo o tribunal, independentemente da idade, se a pessoa morou na Coreia por mais de 3 anos, sua residência primária é na Coreia.

 

Afinal, quais são os coreanos de segunda geração? 

  • São aqueles que nasceram no exterior; 
  • Aqueles que saíram do país antes dos 6 anos;
  • Aqueles que obtém dupla nacionalidade; 
  • Cidadãos que obtiveram nacionalidade, cidadania ou residência permanente enquanto seus pais moravam fora;
  • Cidadãos que obtiveram algum status de permanência em países que não possuam residência permanente.

 

 

 

Fonte: (1)

Olá, me chamo Marcela, tenho 24 anos, moro em Recife e atualmente faço faculdade de Enfermagem. Sou extremamente extrovertida e gosto muito de interagir, sou fã de carteirinha dos doramas. 🙂

- Sorriam, sejam bem vindos (as) ao Asia ON! 🙂

Veja também!