A JYP Entertainment registrou um recorde de vendas e lucro operacional no terceiro trimestre de 2024, impulsionada pelo sucesso global de seus principais artistas. Em comunicado, a empresa revelou ter alcançado 170,5 bilhões de won em vendas e 48,4 bilhões de won em lucro operacional, o que representa um aumento de 22,1% e 10,4%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano passado.
O crescimento notável se deve ao desempenho dos grupos Stray Kids, Twice, DAY6 e ITZY, que movimentaram vendas expressivas de álbuns e em apresentações ao vivo. Só as vendas de álbuns chegaram a 54,5 bilhões de won, um aumento de 27% em relação ao terceiro trimestre de 2023, com DAY6 se destacando nas paradas musicais. As receitas de performances totalizaram 22,1 bilhões de won, 88% acima do ano anterior, impulsionadas pela turnê mundial do Stray Kids e pelos fan meetings do DAY6 e ITZY na Japão.
A venda de mercadorias também marcou o maior número trimestral da história da JYP, totalizando 50,2 bilhões de won, com destaque para os itens exclusivos vendidos durante as apresentações do Twice. Esse setor específico cresceu 58% em comparação ao ano passado, refletindo a forte demanda dos fãs por produtos dos seus ídolos.
A valorização do sucesso internacional dos artistas fez com que as ações da JYP disparassem no mercado, com uma alta de quase 7% no dia 14, alcançando 57.400 won. Esse desempenho positivo superou as expectativas de lucro da indústria financeira, levando corretoras a elevar o preço-alvo das ações da companhia.
HYBE e SM em queda
A boa fase da JYP, contrasta com as quedas de lucros da SM Entertainment e HYBE. A SM registrou uma queda de 9% em relação ao ano anterior, e um lucro operacional de 13,3 bilhões de won, refletindo uma baixa expressiva de 73,6%. Já a HYBE reportou uma redução do lucro operacional de 25,4% ano a ano, enquanto a receita total caiu 1,9%, para 527,8 bilhões de won. O lucro líquido sofreu uma queda mais acentuada, caindo 98,6% para apenas 1,4 bilhão de won
Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.