Dia Mundial da conscientização do Autismo: Conheça os dramas que abordam o tema

O Transtorno do Espectro do Autismo, também conhecido como TEA é caracterizado por um comprometimento no desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou no começo da infância.
O Autismo tem diversos níveis que podem comprometer dificuldade de comunicação por falta de domínio da linguagem e do uso da imaginação, a dificuldade de socialização e o comportamento limitado e repetitivo.

No dia 2 de abril é comemorado o dia Mundial da conscientização do Autismo, data criada pela ONU  com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sabendo a importância deste tema, a Equipe do Asia ON resolveu trazer algumas produções que abordam sobre esse assunto. Confira!

Tudo bem não ser normal

Moon Gang-tae  mora com seu irmão mais velho, Moon Sang-tae, diagnósticado com autismo. Gang-Tae trabalha como cuidador em alas psiquiátricas. Enquanto trabalhava em um hospital, ele conhece uma famosa escritora de livros infantis, Ko Moon-young, que aparenta ter transtorno de personalidade antissocial.

Circunstâncias levam Gang-tae a trabalhar no Hospital Psiquiátrico na cidade de Seongjin, onde viveram quando eram jovens. Enquanto isso, Moon-young cria uma obsessão romântica por Gang-tae e o segue até Seongjin, lá o trio (incluindo Sang-tae) lentamente começa a curar as feridas emocionais um do outro e a verdade por trás do passado começa a ser revelado.

The good doctor

Um jovem chamado Park Shi-On ( Joo Won ) tem síndrome de savant e uma deficiência de desenvolvimento. Sua idade mental é de 10 anos, mas ele se torna cirurgião pediátrico. Enquanto isso, Kim Do-Han ( Joo Sang-Wook ), que é o melhor cirurgião pediátrico, encontra-se frequentemente em confronto com Park Shi-On.

Hikari to Tomo ni… Jiheishou-ji wo Kakaete (2004)

Sachiko é casada há quatro anos e estava a espera do nascimento de seu primeiro filho, Hikaru. Porém, após o nascimento, Hikaru é diagnosticado com autismo. Com a ajuda da professora Rio, Sachiko irá aprender sobre a condição de seu filho. O drama japonês é baseado no mangá homônimo de Keiko Tobe.

Uma advogada extraordinária:

Woo Yeon Woo, recém-contratada por um grande escritório de advocacia, uma jovem brilhante com espectro autista enfrenta desafios dentro e fora do tribunal (Netflix). No drama, é possível observar que a protagonista é apaixonada por baleia, tem dificuldade de interagir e também apresenta diversos comportamentos repetitivos.

Move to Heaven

Geu Roo é um jovem autista que trabalha para o negócio de seu pai, o “Move To Heaven”. Seu trabalho é organizar os itens deixados por pessoas falecidas. Um dia, o seu pai morre e ele é deixado sozinho, mas seu tio Sang Goo aparece de repente na sua frente.

 

 

 

Fontes: (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) |  Fotos: Netflix, Viki, My drama list

Olá, me chamo Marcela, tenho 24 anos, moro em Recife e atualmente faço faculdade de Enfermagem. Sou extremamente extrovertida e gosto muito de interagir, sou fã de carteirinha dos doramas. 🙂

- Sorriam, sejam bem vindos (as) ao Asia ON! 🙂

Veja também!

Conheça o cantor sul-coreano Xyche Kiddy

Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou oficialmente em 30 de junho de 2022 com o