No dia 26 de setembro comemora-se o Dia Nacional dos Surdos no Brasil. É um dia que celebra as conquistas da comunidade surda e sua luta pela inclusão dos surdos na sociedade.
Oficializada pelo decreto de lei nº 11.796 em 29 de outubro de 2008, a data homenageia a luta e as conquistas da comunidade surda do Brasil na busca da inclusão na sociedade.
A data foi escolhida para homenagear a criação da primeira escola para surdos no Brasil, em 26 de Setembro de 1857 no Rio de Janeiro, por Dom Pedro II, o Instituto Imperial dos Surdos-Mudos. Local que até hoje funciona, mas com outro nome, Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Em homenagem a data, separamos 5 produções asiáticas que abordam a deficiência auditiva:
1. A Voz do Silêncio: Koe No Katachi (2016)
É um filme de anime japonês, adaptado dos mangás de Yoshitoki Oima, que conta a história de uma aluna nova com deficiência auditiva na turma da sexta série. Shoko Nishimiya é uma garota que desperta a curiosidade dos alunos ao tentar se adaptar ao novo ambiente, mas não será nada fácil, principalmente, após sofrer bullying do colega de turma Shoya Ishida.
O filme mostra o lado da vítima e de quem pratica ações de bullying, com observações pontuais sobre as diferenças e o amadurecimento da fase adolescente para a adulta, quando anos mais tarde um dos colegas de classe da época resolve se redimir.
Onde assistir: Netflix.
2. Silenced (2011)
Com Gong Yoo no papel de Kang In-Ho, um professor de artes que chega a uma escola para deficientes auditivos. Quando ele começa a ensinar lá, teme pela atmosfera desconfortável e pelo medo de que na escola existe algo mais do que os olhos podem ver. E realmente há.
O roteiro é baseado em eventos da vida real.
3. Ouça-me (2009)
A produção chinesa retrata a relação de duas irmã, Yang Yang e Xiao Peng, que por nascerem surdas, se comunicam usando linguagem de sinais construindo uma forte relação. Tendo o sonho de participar das paraolimpíadas, Xiao Peng participa do time de natação. Tian Kuo, o entregador de marmitas, acaba se apaixonando por Yang Yang. Eles começam a sair, porém, Yang Yang pensa que está deixando sua irmã de lado e decide se afastar dele…
4. The Way It Is (2011)
Enha, uma jovem garota surda, estuda em um colégio regular para ouvintes, onde conhece um rapaz que a apresenta ao mundo do hip hop. A moça, interessada, envolve-se com a dança, apoiada e incentivada pelo garoto. Dessa aproximação, desenrolam-se conflitos, provações e novos olhares.
5. Sad Movie (2005)
4 histórias que acabam se encontrando :um bombeiro que busca a pedida de mão perfeita para sua namorada que é intérprete de Libras da metereologia em uma TV local. Um rapaz desempregado há muito tempo e cuja namorada se cansa dessa situação. Um garoto que que mal consegue ver sua ocupada mãe. E por fim, uma garota surda com uma queimadura no rosto que se apaixona por um pintor.
*Nota da editora: É um dos meus filmes favoritos! Ver o Yeo Jin Goo (Hotel del Luna, Palhaço Coroado, Lua que abraça o Sol) criança, na primeira atuação dele, me fez chorar às tampas.
A equipe do ASIA ON é contra qualquer tipo de preconceito e busca constantemente a inclusão de todos na sociedade.
Muitas conquistas já foram alcançadas, como o reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos. Ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas com deficiência auditiva no Brasil, e a data serve para nos lembrar disso e promover o diálogo sobre o assunto.
O que achou? Se assistir alguma dessas produções, conta pra gente o que achou!
Fontes : (1) (2) (3) (4) (5)
-
Leticia Polohttps://asiaon.com.br/author/leticia-polo/
-
Leticia Polohttps://asiaon.com.br/author/leticia-polo/
-
Leticia Polohttps://asiaon.com.br/author/leticia-polo/
-
Leticia Polohttps://asiaon.com.br/author/leticia-polo/