Duolingo releva crescimento no estudo dos idiomas asiáticos em 2023

Duolingo idiomas asiáticos

O aprendizado de idiomas asiáticos alcançou novos patamares em 2023, conforme dados do Relatório de Idiomas Duolingo. O Coreano, impulsionado pela popularidade da cultura pop e séries como “Round 6”, disparou para a sexta posição globalmente, ultrapassando o Italiano. O Japonês mantém sua presença forte na quinta posição, com o entretenimento, especialmente o anime, sendo um grande motivador.

A Índia se destaca como o país com maior interesse nos idiomas asiáticos, onde tanto o Coreano quanto o Japonês estão entre os cinco idiomas mais estudados, e o coreano experimentou um crescimento anual de 75%. Nos Estados Unidos, todos os três idiomas — Japonês, Coreano e Chinês — estão no top 8, com o Japonês chegando à quarta posição entre os mais estudados.

A motivação para o estudo desses idiomas vai além das fronteiras tradicionais. Enquanto muitos no Ocidente buscam a conexão familiar e herança cultural como razões para aprender, na Alemanha e na Índia, “apenas por diversão” lidera como motivo principal. No Brasil, o estudo do Japonês é frequentemente motivado pela grande comunidade de descendentes japoneses no país.

Os dados demográficos revelam que os aprendizes de Coreano são, em média, mais jovens que os de Japonês e Chinês. No Brasil, Índia e México, a grande maioria dos estudantes de Coreano tem entre 13 e 22 anos, com quase metade dos aprendizes brasileiros de Coreano situando-se na faixa dos 13 aos 17 anos.

Os estudantes de Japonês demonstram ser os mais dedicados, com um tempo diário de estudo superior aos de outros idiomas em todos os seis principais mercados analisados pelo Duolingo. No Japão, essa seriedade é ainda mais pronunciada, com os estudantes japoneses sendo os mais assíduos do mundo.

O relatório sugere que essa mudança nas preferências linguísticas reflete a crescente influência cultural e econômica da Ásia, apontando para uma dinâmica cultural em evolução no cenário mundial​.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!


 

Veja também!