A agência de notícias da República do Irã, confirmou nesta segunda-feira, 20 de maio, o falecimento do Presidente da República, Ebrahim Raisi, vítima de um acidente aéreo quando voltava de um compromisso oficial em um helicóptero.
A aeronave precisou fazer um pouso forçado enquanto sobrevoava a região de Varzeghan, na província de Azerbaijão Oriental, cerca de 600 km da capital Teerã, o Presidente voltava da inauguração de uma barragem em Qiz Qalasi.
Além do Presidente, estavam na aeronave o Ministro das Relações Exteriores Hossein Amirabdollahian, o Governador da Província do Azerbaijão Oriental Malek Rahmati, Mehdi Mousavi, Chefe de segurança de Raisi, e outros oficiais que estavam com eles, segundo informações da agência de notícias local, todos faleceram.
Eleito no primeiro turno em 2021, Raisi, que tinha 63 anos de idade, tinha mandato até 2025
Após a confirmação da morte de Ebrahim Raisi, o gabinete de governo do Irã divulgou uma declaração oficial, lamentando o ocorrido, e exaltando os esforços do Presidente em servir seu país, veja:
“Ebrahim Raisi, o oitavo presidente do Irã, foi martirizado após um helicóptero que transportava ele e sua comitiva cair na região de Varzaqan, na província noroeste do Azerbaijão Oriental, no domingo.
O popular Presidente do Irã, Ayatollah Raisi, foi martirizado no aniversário de nascimento do Imam Reza (AS), o oitavo Imam xiita.
O incansável e trabalhador presidente fez o sacrifício supremo no caminho de servir à sua nação”
Na continuação, a declaração menciona as outras vítimas e deixa as condolências:
“Os ministros do gabinete oferecem condolências pelo martírio do Presidente Raisi, do Ministro das Relações Exteriores Hossein Amirabdollahian, do Governador da Província do Azerbaijão Oriental Malek Rahmati, de Mehdi Mousavi, chefe da equipe de segurança de Raisi, e de outros oficiais que os acompanhavam.”
O comunicado termina com a promessa de que o trabalho seguirá sendo executado da mesma maneira que estava sendo feito com Raisi:
“Garantiamos à nossa leal, grata e amada nação que o caminho do serviço continuará com o espírito incansável do Ayatollah Raisi, o herói e servo da nação e fiel amigo da liderança, e com a ajuda de Deus Todo-Poderoso e a cooperação do honrado povo, não haverá falta na gestão Jihadi do país”
O primeiro Vice-Presidente Mohammad Mokhber, assume o governo de maneira transitória, até que novas eleições sejam realizadas, o que deve acontecer em até 50 dias.
A sucessão, no entanto, só acontecerá após a aprovação do Líder Supremo do país, Ali Khamenei
O Conselho que irá organizar a escolha do novo Presidente, contará com o vice-presidente, o presidente do parlamento e o chefe do poder Judiciário.
Foi declarado também, folga na quarta-feira, para o funeral do Presidente, que deve ser sepultado no dia seguinte, em Mashhad, sua cidade Natal.
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fontes: (1) (2) (3) (4) (5) |Fotos: Divulgação / Agência Nacional de Notícias do Irã