Filipinas declara estado de calamidade em todo o país devido à peste suína africana

A peste suína africana já se espalhou para 12 regiões, 46 províncias em todo o país, desde que atingiu o país em 2019
peste suína africana
Os consumidores verificam a carne de porco e outros produtos de carne no Mercado
Público de Mandaluyong II em 15 de abril de 2021. Foto: Mark Demayo, ABS-CBN News

 

 

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, declarou na terça-feira (11) estado de calamidade em todo o país devido à peste suína africana (ASF – African Swine Fever) até o final do ano.

O Presidente Duterte chegou a assinar a Proclamação nº 1143. A proclamação declara o estado de calamidade até o final do ano “a menos que seja levantada anteriormente, conforme as circunstâncias o justifiquem.” O Presidente disse na nova proclamação:

“A ASF é responsável pela redução significativa da população suína do país em cerca de três milhões de suínos, resultando em mais de PHP100 bilhões ($ 2,08 bilhões) em perdas devido ao setor local de suínos e indústrias aliadas, e levando ao aumento dos preços de varejo da carne suína produtos ”

Logo após, Duterte declarou estado de calamidade por recomendação do Conselho Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres. Assim, permitindo que os governos locais utilizassem seu fundo de resposta rápida para conter a ASF, disse ele.

A ASF (peste suína africana), que é fatal para porcos, mas não para humanos,  já se espalhou por 12 regiões. Um total de 46 províncias, 493 cidades e municípios e 2.561 aldeias, desde que atingiu o país em 2019.

Novos casos estão sendo relatados, apesar das intervenções do governo.

“Há uma necessidade urgente de abordar a disseminação contínua da ASF e seus impactos adversos, para impulsionar a reabilitação da indústria local de suínos e para garantir a disponibilidade, adequação e acessibilidade dos produtos suínos, tudo com o propósito de atingir o setor de alimentos ”

O Presidente instruiu todos os governos e agências locais a “prestar total assistência e cooperação uns com os outros”. O objetivo é conter a disseminação do ASF e reduzir os preços de varejo.

Em um pedido separado, Duterte, aprovou mais importações de carne suína para aumentar a oferta de carne suína. A carne suína responde por 60% do consumo de carne nas Filipinas, disse o departamento de agricultura do país.

Fontes: (1) (2

Veja também!