Governo japonês pressiona Naver a vender ações da Line

Foto: Aplicativos Naver e Line | Nikkei via The Korea Economic Daily

A Naver Corp., gigante da internet sul-coreana, está sendo pressionada pelo governo japonês a reduzir sua participação na Line, principal aplicativo de mensagens no Japão. O CEO da companhia, Choi Soo-yeon, informou que a decisão será baseada nos benefícios para os negócios da empresa.

Em teleconferência sobre os resultados, Choi destacou que a orientação administrativa do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, que pede que a LY Corp., operadora da Line, diminua sua dependência da Naver após um incidente de vazamento de dados, é considerada excepcional.

O governo japonês intensificou as medidas após o vazamento de cerca de 510.000 dados pessoais de usuários da Line, parceiros comerciais e funcionários através do subcontratado Naver Cloud no ano passado. A LY Corp. é propriedade da A Holdings, uma joint venture entre a Naver e a SoftBank, que também possui 64,5% da Yahoo Japan. Após a orientação, a SoftBank estaria planejando adquirir a participação da Naver na LY Corp.

“Independentemente dessa orientação, não é apenas uma questão de conformidade. O importante é tomarmos essa decisão com base no plano de negócios de médio e longo prazo da empresa”, disse Choi.

Paralelamente, a Naver registrou um lucro operacional recorde de 439,3 bilhões de won (1,625 bilhão de reais) no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 32,9% em relação ao ano anterior, com vendas recordes de 2,52 trilhões de won (9,324 bilhões de reais), um crescimento de 10,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Choi mencionou que a empresa reorganizou seu portfólio de negócios no início de abril e está focada em explorar novas oportunidades de negócios em resposta às mudanças no mercado. “Vamos proporcionar uma experiência única ao usuário com nossas tecnologias essenciais, incluindo inteligência artificial, dados e motor de busca, e fortalecer ainda mais nossa vantagem competitiva desenvolvendo novas tecnologias”, acrescentou Choi.

A empresa também relatou crescimento em sua divisão de plataformas de busca, com aumento de 6,2% nas vendas, impulsionado por melhorias na publicidade de busca e na introdução de lances para anúncios locais. Na divisão de cloud, as vendas alcançaram 117 bilhões de won (432,9 milhões de reais), um aumento de 25,5% em relação ao ano anterior.

No segmento de comércio, a receita aumentou 16,1% para 703,4 bilhões de won (2,603 bilhões de reais), apoiada por novas fontes de receita, incluindo Soluções de Entrega Garantida e Soluções de Marca, além da aquisição da Soda, operadora da maior plataforma de comércio de edições limitadas do Japão, Sneaker Dunk. A receita de membros continuou crescendo, impulsionada pelo aumento no número de membros e usuários ativos.

O segmento de fintech também apresentou crescimento, com aumento de 11,2% nas vendas, alcançando 353,9 bilhões de won (1,309 bilhão de reais).

Fonte: (1)

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