Japan House apresenta exposição “A vida que se revela”

A Japan House traz para o Brasil a exposição “A vida que se revela”, em cartaz no segundo andar da instituição entre os dias 19 de novembro de 2024 e 13 de abril de 2025, com entrada gratuita. A mostra é realizada em colaboração com o KYOTOGRAPHIE International Photography Festival, renomado evento de fotografia realizado anualmente em Quioto, no Japão, desde 2013.

A exposição reúne obras das fotógrafas japonesas Rinko Kawauchi (1972) e Tokuko Ushioda (1940), oferecendo ao público um mergulho na intimidade de lares japoneses e nos momentos familiares de suas protagonistas. As séries retratam, com sensibilidade e profundidade, cenas cotidianas e histórias pessoais que conectam o espectador às nuances da vida comum no Japão.

O diálogo entre gerações na fotografia japonesa

As quatro séries em destaque exploram a relação entre gerações na fotografia japonesa. Rinko Kawauchi, reconhecida internacionalmente por sua delicada abordagem ao ciclo da vida, traz a série “Cui Cui”, que documenta, ao longo de 13 anos, marcos como casamentos, nascimentos e despedidas em sua família. A fotógrafa também apresenta “as it is”, registros íntimos dos primeiros anos de vida de sua filha, complementados por um vídeo poético.

Tokuko Ushioda, aos 84 anos, expõe pela primeira vez na América Latina. Sua série “ICE BOX” explora, por meio das geladeiras de amigos e parentes, a vida doméstica japonesa ao longo de 22 anos. Em “My Husband”, a fotógrafa compartilha cenas de seu cotidiano com o marido e a filha em um pequeno apartamento nos anos 1970.

Atividades

Para enriquecer a experiência do público, a exposição oferece atividades como visitas guiadas e bate-papos. Destaque para a presença de Tokuko Ushioda e do cofundador do KYOTOGRAPHIE, Yusuke Nakanishi, em uma visita guiada no dia da abertura (19/11, às 15h). À noite, às 19h, Ushioda participa de um bate-papo mediado pelo fotógrafo brasileiro Lucas Gibson, abordando sua trajetória e as histórias por trás das séries expostas.

Serviço

Exposição: “A vida que se revela”
Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP
Período: 19 de novembro de 2024 a 13 de abril de 2025
Horário: Terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Entrada: Gratuita (opcional reserva antecipada no site)

Fonte e foto: release/Gabriela Portilho

+ posts

Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.

Veja também!

SATO Company apresenta pré-estreia de Angel’s Egg em São Paulo com debate mediado por MIKANNN

Sessão especial acontece no Cinesystem Belas Artes Frei Caneca em 19 de novembro, com discussão sobre simbolismos e interpretações do clássico de Mamoru Oshii

“Meu Pior Vizinho” estreia hoje nos cinemas e mostra como o amor pode nascer do lugar menos esperado

Distribuído pela Sato Company, o filme sul-coreano chega ao público brasileiro com uma comédia romântica leve, afetuosa e cheia de humor.