Okinawa, no sudoeste do Japão, está em estado de alerta com a aproximação do tufão Mawar, uma tempestade de grandes proporções que se desloca lentamente em direção à região.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o tufão está atualmente posicionado sobre o mar ao sul de Okinawa, movendo-se para o norte. Os especialistas destacam que o Mawar apresenta uma pressão barométrica central de 965 hectopascais, com ventos atingindo até 126 quilômetros por hora perto de seu centro e rajadas de até 180 quilômetros por hora.
Ventos tempestuosos com velocidades superiores a 90 quilômetros por hora estão sendo registrados em uma área de 165 quilômetros a partir do centro do tufão. As Ilhas Sakishima, pertencentes a Okinawa, já estão sentindo os efeitos dos ventos fortes, que se intensificam à medida que a tempestade se aproxima.
Observações meteorológicas indicaram uma velocidade máxima do vento de 93 quilômetros por hora no Aeroporto Painushima Ishigaki e de 86 quilômetros por hora na Ilha Hateruma. As previsões apontam que o Mawar pode passar muito próximo das Ilhas Sakishima e da região principal de Okinawa até sábado, trazendo consigo ventos intensos e condições climáticas adversas.
Os especialistas alertam que as velocidades máximas instantâneas do vento podem chegar a 126 quilômetros por hora nas Ilhas Sakishima nesta quarta-feira e entre 144 e 162 quilômetros por hora na quinta-feira, tanto nas Ilhas Sakishima quanto na ilha principal de Okinawa. Além disso, são esperadas ondas com altura superior a 9 metros na região de Okinawa na quinta-feira (1), assim como na região de Amami da província de Kagoshima na sexta-feira.
Devido ao deslocamento relativamente lento do tufão Mawar, acredita-se que sua influência no Japão será prolongada. A Agência Meteorológica pede a população para permanecer em alerta contra os fortes ventos, ondas altas e chuvas intensas que podem ser desencadeadas pela tempestade.
A região de Okinawa está tomando medidas preventivas, mobilizando recursos e adotando medidas de segurança para lidar com os possíveis impactos do tufão. As autoridades recomendam que os moradores estejam preparados, sigam as orientações das autoridades locais e se mantenham informados sobre as atualizações meteorológicas.