Em 20 de fevereiro de 2023, um novo terremoto de magnitude 6,3 atingiu o sul da Turquia, perto da fronteira com a Síria. Segundo o EMSC (Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo) o tremor ocorreu a uma profundidade de 2 km.
De acordo com dois repórteres da Reuters, os tremores foram fortes e duradouros, prejudicando edifícios e deixando muita poeira no ar na cidade central de Antakya. Além disso, os repórteres confirmaram que o tremor também foi sentido no Egito e no Líbano.
O novo terremoto assustou a população turca. Muna Al Omar, uma moradora, disse que estava em uma barraca em um parque no centro de Antakya quando o terremoto aconteceu.
Ela disse:
“Achei que a terra ia se abrir sob meus pés”.
Outro morador, confirmou que os tremores foram muito fortes. Burhan Abdelrahman estava saindo de sua tenda em um acampamento no centro da cidade de Antakya.
Ele disse:
“Foi muito forte. Nos sacudiu para fora de nossos lugares”
Após o ocorrido, a agência de desastres da Turquia, AFAD, solicitou que os moradores ficassem longe da costa do Mediterrâneo devido a um possível aumento de 50 centímetros nas águas devido ao terremoto.
No momento não há nenhuma informação de mortos ou feridos.
Horas antes do ocorrido, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse em uma visita à Turquia que Washington ajudaria “pelo tempo que for necessário”, pois a medida que as operações de resgate e os tremores secundários diminuem, o foco se volta para abrigos de emergência e esforços de reconstrução.
De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, o auxílio humanitário enviado pelos EUA para a Turquia e a Síria já teria chegado a US$ 185 milhões.
Recentemente, a Turquia sofreu com um forte terremoto de magnitude 7.8, onde abalou também a Síria, deixando mais de um milhão de desabrigados e mataram muito mais do que a última contagem oficial de 46.000 pessoas em ambos os países.
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fontes: (1) (2) | Fotos: Reuters, G1
Olá, me chamo Marcela, tenho 24 anos, moro em Recife e atualmente faço faculdade de Enfermagem. Sou extremamente extrovertida e gosto muito de interagir, sou fã de carteirinha dos doramas. 🙂
- Sorriam, sejam bem vindos (as) ao Asia ON! 🙂