Alegria para o mundo: JO1 (pronuncia-se Jeiowan), um grupo japonês com influências K-pop, é um exemplo notável dos esforços das gravadoras sul-coreanas para obter ganhos na indústria J-pop. | LAPONE ENTERTAINMENT
O ano passado marcou a indústria musical japonesa. A pandemia do COVID-19 acelerou um movimento em direção ao digital, uma área que as gravadoras e artistas do Japão há muito se recusam a abraçar. Com as pessoas presas em casa, impossibilitadas de ir a shows, as empresas tiveram que se adaptar à internet, assim, enviando discografias inteiras para serviços de streaming por assinatura ou colocando programas transmitidos ao vivo. Em 2020, o J-pop finalmente alcançou o século 21.
Mesmo em 2021, no entanto, o novo coronavírus continua a perturbar a comunidade musical do Japão. No dia 7 de janeiro, o Japão anunciou um segundo estado de emergência que afetou as prefeituras de Tóquio, Chiba, Kanagawa e Saitama e expandiu as medidas de segurança reforçadas para incluir mais sete prefeituras depois, forçando os eventos presenciais a adiar ou cancelar. Encontros em grande escala ainda estão fora de cogitação.
Embora muitas coisas permaneçam no limbo, há muitas mudanças neste novo ano. Se 2020 serviu como o início de uma era mais favorável à Internet (ou pelo menos tolerante à Internet) na música japonesa, 2021 verá exatamente quais desenvolvimentos disso a realidade pode fomentar.
Com os novos calendários ainda em grande parte não marcados, é um bom momento para ver quais tendências podem guiar a música japonesa ao longo do ano. Como 2020 provou, espere o inesperado – mas há indícios suficientes para indicar onde a cena musical do país está se preparando para começar a especular.
Ninguém vai preencher o buraco do tamanho de Arashi no J-pop (e isso é bom)
Depois de um processo de despedida que durou quase dois anos e um impulso repentino com a parceria internacional com Bruno Mars , o grupo J-pop Arashi entrou em hiatos no dia 1º de janeiro. Nas últimas décadas, nenhum grupo foi tão onipresente no entretenimento japonês como o Arashi.
Quem se apresentará e ocupará seu lugar? Enquanto a agência de talentos Johnny & Associates Inc. está cultivando uma série de novos projetos na esperança de alcançar um sucesso semelhante – notavelmente unidades pop como King & Prince e SixTones – a realidade é que é impossível. Arashi foi o último grupo musical onipresente que poderia se elevar sobre o entretenimento japonês, evitando a internet . Os consumidores no país agora esperam que seus ídolos pop estejam online e que as músicas sejam relativamente fáceis de acessar.
Criar uma nova sensação no nível de Arashi não pode ser feito da mesma maneira que o grupo chegou ao estrelato, e isso provavelmente é uma coisa boa. Em vez de se apegar a um passado que já está desaparecendo, seria melhor para a indústria da música se concentrar em promover projetos que funcionem bem dentro do fragmentado espaço digital em que o entretenimento existe agora.
O J-pop irá imitar Yoasobi e grupos semelhantes (mesmo quando eles mudam)
Uma das maiores canções de 2020, ” Yoru ni Kakeru ” de Yoasobi (“Racing into the Night”), se tornou um sucesso graças a uma melodia de piano, letras sombrias e um videoclipe animado que acumulou mais de 143 milhões de visualizações no YouTube até o momento, sendo um som único com uma abordagem pop que está alinhada de forma mais realista com a vida das pessoas hoje.
Naturalmente, o J-pop em geral se apoderou da visão de Yoasobi. SixTones lançou uma música e um vídeo que lembra o trabalho de Yoasobi em ambas as frentes. Enquanto isso, o produtor de Yoasobi, Ayase, foi contratado para criar música para outros grupos , resultando em mais projetos que se pareciam muito com seu show principal. O pop inspira imitação, e no Japão isso significa ver se a magia “Yoru ni Kakeru” pode ser espalhada.
Em seis meses, porém, esses esforços provavelmente parecerão desatualizados, pois os grupos responsáveis por criar esse estilo mudam para algo diferente. Isso já está acontecendo, com bandas como Yorushika experimentando sons mais esparsos junto com vídeos de pessoas reais . Não espere que nenhum dos projetos na vanguarda das tendências se estabilize com o passar do ano.
A música japonesa terá sucesso global (graças ao TikTok)
No final de 2020, o músico Miki Matsubara se tornou viral em escala global. Sua estreia em 1979, “Mayonaka no Door / Stay With Me”, se transformou na trilha sonora de vários memes do TikTok. Embora Matsubara não pudesse aproveitar isso – ela faleceu em 2004 – seu single de estreia liderou a parada Global Viral 50 do Spotify por várias semanas em dezembro, junto com classificações específicas de cada país nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e outros lugares.
Ela teve o maior avanço por meio da plataforma de vídeo de formato curto, mas não o único. Gráficos virais de serviços de streaming por assinatura apresentaram muitos trabalhos japoneses ao longo de 2020, desde a OST da LiSA para o filme “Demon Slayer” e as canções da Eve, produtora de Vocaloid que virou ato solo, a músicas de anime . Esqueça as investidas coordenadas nos mercados internacionais – a música japonesa funciona melhor quando os fãs criam seu próprio conteúdo com as músicas das quais eles não se cansam.
Embora fora do controle da indústria musical, o TikTok oferece a plataforma perfeita para a música japonesa deixar uma impressão no exterior. Isso só vai continuar em 2021, pois o aplicativo continua muito popular entre os jovens que buscam novas músicas para fazer os seus memes. As gravadoras e os artistas provavelmente se tornarão mais experientes na criação de canções que possam ser virais no TikTok.
Empresas de K-pop levarão o J-pop ao mundo (mas o rock fará melhor)
Mais e mais companhias musicais sul-coreanas estão entrando no mundo do J-pop, uma tendência destacada por grupos como NiziU , JO1 (pronuncia-se Jei-o-wan) e uma futura boy band da empresa BTS, a Big Hit Entertainment . Ao trabalhar um pouco da mágica do K-pop, esses atos são um esforço para tornar o J-pop global.
A melhor chance do Japão de deixar uma marca musical no mundo, entretanto, vem de seus grupos de rock locais. Internacionalmente, o gênero rock está fora de moda há alguns anos, mas como as tendências musicais funcionam de forma aleatória, parece que estamos nos afastando do pop. Esse movimento já está começando a se manifestar, com mais rappers adotando elementos do rock ‘n’ roll em suas músicas .
O Japão continuou a celebrar o rock, apesar do que é popular no exterior – basta olhar para Official Higedan Dism e King Gnu , que foram alguns dos maiores shows de sucesso recentemente. Então, por que o Japão não deveria se limitar ao que sabe e esperar que o resto do mundo chegue a esse ponto? Em vez de tentar alcançar a popularidade global dos grupos K-pop, provavelmente é melhor ter algo pronto para os ouvintes que estão perto de se esgotar no pop (o que parece ser o caso de muitas pessoas na Coreia do Sul )
Se a história recente nos ensinou alguma coisa, é melhor estarmos preparados para muitas surpresas ao longo desse novo ano. Uma boa lição para a indústria musical japonesa rumo ao desconhecido, abraçar seus pontos fortes e ver o que acontecerá.
O que você espera do J-pop em 2021? Conta pra gente nos comentários!