O que podemos esperar do J-pop em 2021?

O jornal Japan Times fez um panorama sobre o que esperar do J-pop em 2021. O que você acha que acontecerá no J-pop esse ano? Vem conferir!

Alegria para o mundo: JO1 (pronuncia-se Jeiowan), um grupo japonês com influências K-pop, é um exemplo notável dos esforços das gravadoras sul-coreanas para obter ganhos na indústria J-pop. |  LAPONE ENTERTAINMENT

O ano passado marcou a indústria musical japonesa. A pandemia do COVID-19 acelerou um movimento em direção ao digital, uma área que as gravadoras e artistas do Japão há muito se recusam a abraçar. Com as pessoas presas em casa, impossibilitadas de ir a shows, as empresas tiveram que se adaptar à internet, assim, enviando discografias inteiras para serviços de streaming por assinatura ou colocando programas transmitidos ao vivo. Em 2020, o J-pop finalmente alcançou o século 21.

Mesmo em 2021, no entanto, o novo coronavírus continua a perturbar a comunidade musical do Japão. No dia 7 de janeiro, o Japão anunciou um segundo estado de emergência que afetou as prefeituras de Tóquio, Chiba, Kanagawa e Saitama e expandiu as medidas de segurança reforçadas para incluir mais sete prefeituras depois, forçando os eventos presenciais a adiar ou cancelar. Encontros em grande escala ainda estão fora de cogitação.

Embora muitas coisas permaneçam no limbo, há muitas mudanças neste novo ano. Se 2020 serviu como o início de uma era mais favorável à Internet (ou pelo menos tolerante à Internet) na música japonesa, 2021 verá exatamente quais desenvolvimentos disso a realidade pode fomentar.

Com os novos calendários ainda em grande parte não marcados, é um bom momento para ver quais tendências podem guiar a música japonesa ao longo do ano. Como 2020 provou, espere o inesperado – mas há indícios suficientes para indicar onde a cena musical do país está se preparando para começar a especular.

Ninguém vai preencher o buraco do tamanho de Arashi no J-pop (e isso é bom)

Depois de um processo de despedida que durou quase dois anos e um impulso repentino com a parceria internacional com Bruno Mars , o grupo J-pop Arashi entrou em hiatos no dia 1º de janeiro. Nas últimas décadas, nenhum grupo foi tão onipresente no entretenimento japonês como o Arashi.

Quem se apresentará e ocupará seu lugar? Enquanto a agência de talentos Johnny & Associates Inc. está cultivando uma série de novos projetos na esperança de alcançar um sucesso semelhante – notavelmente unidades pop como King & Prince e SixTones – a realidade é que é impossível. Arashi foi o último grupo musical onipresente que poderia se elevar sobre o entretenimento japonês, evitando a internet . Os consumidores no país agora esperam que seus ídolos pop estejam online e que as músicas sejam relativamente fáceis de acessar.

Criar uma nova sensação no nível de Arashi não pode ser feito da mesma maneira que o grupo chegou ao estrelato, e isso provavelmente é uma coisa boa. Em vez de se apegar a um passado que já está desaparecendo, seria melhor para a indústria da música se concentrar em promover projetos que funcionem bem dentro do fragmentado espaço digital em que o entretenimento existe agora.

 

Apaixonando-se: a faixa agitada de Duo Yoasobi com uma mensagem pessimista, 'Yoru ni Kakeru' ('Racing into the Night'), foi um dos maiores sucessos de 2020, e outras roupas pop clamam para imitar seu som e estilo. | SONY MUSIC ENTERTAINMENT (JAPAN) INC.
Apaixonando-se: a faixa agitada de Duo Yoasobi com uma mensagem pessimista, ‘Yoru ni Kakeru’ (‘Racing into the Night’), foi um dos maiores sucessos de 2020, e outros grupos pop clamam para imitar seu som e estilo. | SONY MUSIC ENTERTAINMENT (JAPAN) INC. 

O J-pop irá imitar Yoasobi e grupos semelhantes (mesmo quando eles mudam)

Uma das maiores canções de 2020, ” Yoru ni Kakeru ” de Yoasobi (“Racing into the Night”), se tornou um sucesso graças a uma melodia de piano, letras sombrias e um videoclipe animado que acumulou mais de 143 milhões de visualizações no YouTube até o momento, sendo um som único com uma abordagem pop que está alinhada de forma mais realista com a vida das pessoas hoje.

Naturalmente, o J-pop em geral se apoderou da visão de Yoasobi. SixTones lançou uma música e um vídeo que lembra o trabalho de Yoasobi em ambas as frentes. Enquanto isso, o produtor de Yoasobi, Ayase, foi contratado para criar música para outros grupos , resultando em mais projetos que se pareciam muito com seu show principal. O pop inspira imitação, e no Japão isso significa ver se a magia “Yoru ni Kakeru” pode ser espalhada.

Em seis meses, porém, esses esforços provavelmente parecerão desatualizados, pois os grupos responsáveis ​​por criar esse estilo mudam para algo diferente. Isso já está acontecendo, com bandas como Yorushika experimentando sons mais esparsos junto com vídeos de pessoas reais . Não espere que nenhum dos projetos na vanguarda das tendências se estabilize com o passar do ano.

A música japonesa terá sucesso global (graças ao TikTok)

No final de 2020, o músico Miki Matsubara se tornou viral em escala global. Sua estreia em 1979, “Mayonaka no Door / Stay With Me”, se transformou na trilha sonora de vários memes do TikTok. Embora Matsubara não pudesse aproveitar isso – ela faleceu em 2004 – seu single de estreia liderou a parada Global Viral 50 do Spotify por várias semanas em dezembro, junto com classificações específicas de cada país nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e outros lugares.

Ela teve o maior avanço por meio da plataforma de vídeo de formato curto, mas não o único. Gráficos virais de serviços de streaming por assinatura apresentaram muitos trabalhos japoneses ao longo de 2020, desde a OST da LiSA para o filme “Demon Slayer” e as canções da Eve, produtora de Vocaloid que virou ato solo, a músicas de anime . Esqueça as investidas coordenadas nos mercados internacionais – a música japonesa funciona melhor quando os fãs criam seu próprio conteúdo com as músicas das quais eles não se cansam.

Embora fora do controle da indústria musical, o TikTok oferece a plataforma perfeita para a música japonesa deixar uma impressão no exterior. Isso só vai continuar em 2021, pois o aplicativo continua muito popular entre os jovens que buscam novas músicas para fazer os seus memes. As gravadoras e os artistas provavelmente se tornarão mais experientes na criação de canções que possam ser virais no TikTok.

Empresas de K-pop levarão o J-pop ao mundo (mas o rock fará melhor)

Mais e mais companhias musicais sul-coreanas estão entrando no mundo do J-pop, uma tendência destacada por grupos como NiziU , JO1 (pronuncia-se Jei-o-wan) e uma futura boy band da empresa BTS, a Big Hit Entertainment . Ao trabalhar um pouco da mágica do K-pop, esses atos são um esforço para tornar o J-pop global.

A melhor chance do Japão de deixar uma marca musical no mundo, entretanto, vem de seus grupos de rock locais. Internacionalmente, o gênero rock está fora de moda há alguns anos, mas como as tendências musicais funcionam de forma aleatória, parece que estamos nos afastando do pop. Esse movimento já está começando a se manifestar, com mais rappers adotando elementos do rock ‘n’ roll em suas músicas .

O Japão continuou a celebrar o rock, apesar do que é popular no exterior – basta olhar para Official Higedan Dism e King Gnu , que foram alguns dos maiores shows de sucesso recentemente. Então, por que o Japão não deveria se limitar ao que sabe e esperar que o resto do mundo chegue a esse ponto? Em vez de tentar alcançar a popularidade global dos grupos K-pop, provavelmente é melhor ter algo pronto para os ouvintes que estão perto de se esgotar no pop (o que parece ser o caso de muitas pessoas na Coreia do Sul )

Se a história recente nos ensinou alguma coisa, é melhor estarmos preparados para muitas surpresas ao longo desse novo ano. Uma boa lição para a indústria musical japonesa rumo ao desconhecido, abraçar seus pontos fortes e ver o que acontecerá.

O que você espera do J-pop em 2021? Conta pra gente nos comentários!

Original: Japan Times

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