Com Lee Seo Jin, Kim Yu-mi, Park Seo Jun, Choi Woo Shik e Go Min-si no elenco, A Cozinha do Jinny (Jinny’s Kitchen ou 서진이네) encerrou, na última sexta-feira (6), sua segunda temporada com uma ótima avaliação tanto do público coreano quanto internacional. O programa da TVN, dirigido por Na Young-seok e Park Hyun-yong, produtores da Eggiscoming, tem como premissa colocar atores para gerenciar um restaurante fora da Coreia. O reality tem ao todo onze episódios e está disponível no Prime Video.
Com a intenção de apresentar pratos quentes em um país frio, a segunda temporada se passou na Islândia, onde abriram o restaurante “Seojin Ttukbaegi”, oferecendo pratos como sopa de rabo de boi, ttukbaegi bulgogi, costela cozida, bibimbap, dakgalbi, ensopado de tofu macio e yukjeon bibim. Na primeira temporada (2023), filmada em Bacalar, no México, o cardápio teve comidas de rua coreanas como kimbap, tteokbokki e hot dogs. V (Kim Taehyung) do BTS era o estagiário da equipe, mas com sua ida para o serviço militar, Min-si assumiu a posição.
Sucesso de vendas
O restaurante, localizado no centro da capital islandesa, atraiu não só moradores locais, que nunca haviam provado comida coreana, mas também uma série de turistas da Europa que, ao saberem da presença dos atores, viajaram para o país e formaram filas para conseguir uma mesa. O sucesso do negócio resultou em um lucro de 29 milhões de wons (cerca de R$ 121 mil reais) em alguns dias, com a venda de 176 twip bap (sobremesa escolhida para o programa), 139 bibimbaps, 70 kkori gomtang, 67 beef galbijjim e 65 versões apimentadas do prato.
Dados da Nielsen Korea apontam que a temporada atingiu 9,2% de audiência, com o último episódio liderando o ranking em todos os canais no mesmo horário, mantendo o patamar da primeira edição do reality. Internacionalmente, as episódios no México entraram também no top 10 em 12 países, incluindo Indonésia, Filipinas, Taiwan e Tailândia, além de ocupar o 14º lugar no ranking mundial.
Rhee Myung Han, CEO da Eggiscoming, que também participou ajudando a lavar pratos no último dia do restaurente, declarou ao elenco durante a cerimônia de encerramento do programa: “Graças a vocês, A Cozinha do Jinny foi um sucesso. A audiência foi excelente e, mais importante, o conteúdo e a qualidade do programa foram muito elogiados. Estou extremamente orgulhoso. A Cozinha do Jinny impulsionou a segunda metade da Eggiscoming.”
Parceria Duradoura
Com exceção de Go Min-si, o restante do elenco já possui uma longa sinergia com a equipe de produção. Seo Jin e Yu-mi fizeram parte do elenco de Youn’s Kitchen (2017), onde a “dona” do restaurante, localizado em Bali, era a atriz veterana Youn Yuh-jung. Seo Jun se juntou ao elenco na segunda temporada, que foi ambientada na Espanha.
Em 2019, durante a pandemia, o programa passou por mudanças para se adaptar às restrições. A produção aconteceu dentro da Coreia, e Youn’s Stay colocou os artistas para gerenciar uma residência, recebendo estrangeiros que estavam no país. Choi Woo Shik foi a nova adição à equipe. Com a saída de Youn, Seo Jin, virou o rosto do programa nomeado “Cozinha do Jinny”.
Além disso, Na PD, como Na Young-seok é conhecido no país, também produziu Summer Vacation, ao lado de Yu-mi e Woo Shik em 2020, cuja premissa era passar férias em cidades litorâneas recebendo convidados, entre eles Seo Jun.
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Threads, Runbler, Bluesky, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fonte (1)/ Fotos: TVN e bn_sj2013/Instagram
Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.