Sri Lanka oferece visto turístico gratuito para sete países visando impulsionar o turismo

sri lanka visto gratuito
Caverna em Dambulla, Sri Lanka. O templo da caverna tem cinco cavernas sob uma vasta rocha saliente e remonta ao século I aC. | Foto: Adobe Stock (licenciado).

Em uma tentativa de impulsionar a indústria turística e alavancar sua economia em crise, o Sri Lanka aprovou a emissão de visto turístico gratuito para visitantes de sete países. A iniciativa, que inclui China, Índia, Rússia, Japão, Tailândia, Indonésia e Malásia, faz parte de um programa piloto que se estenderá até 31 de março de 2024, conforme informado pelo ministério da mídia do país na última terça-feira (24).

Este movimento vem em um momento crítico para o Sri Lanka, cuja indústria turística foi gravemente afetada pela pandemia de COVID-19 e por uma severa crise financeira no último ano. A iniciativa visa atingir uma meta de cinco milhões de chegadas ao país até 2026.

O programa piloto parece estar surtindo efeito, pois o país já registrou um milhão de chegadas até setembro de 2023, a primeira vez desde 2019. A expectativa é encerrar o ano com 1,5 milhão de chegadas. A Índia lidera como a maior fonte de turistas, com 200.310 chegadas, seguida pela Rússia com 132.300, conforme dados recentes da Sri Lanka Development Authority.

De acordo com o banco central do Sri Lanka, a nação arrecadou 1,3 bilhão de dólares com o turismo nos primeiros oito meses de 2023, um aumento significativo em relação aos 833 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

A medida visa não apenas a recuperação da indústria turística, mas também um impulso na economia do país, que enfrenta desafios significativos desde o início da pandemia​.

 

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!


 

Fonte: (1)

Apresento a vocês meu melhor lado, pisciana, ENFP, dorameira, kpopper e gamer. Apaixonada pela cultura asiática a mais de 10 anos. Essa sou eu!

Veja também!