Patrulha das forças de segurança afegãs em Kunduz, Afeganistão, 30 de abril de 2015. REUTERS | Omar Sobhani
Em 8 de agosto, o grupo extremista Talibã expandiu seu território capturando mais 3 províncias do Afeganistão em menos de 24 horas. As cidades de Kunduz, de Sar-e-Paul, ambas com províncias homônimas, e Taloqan, capital de Takhar agora estão sob o controle do grupo, disseram autoridades locais.
Os combatentes do Talibã tomaram prédios do governo em Kunduz, deixando as forças do governo no controle do aeroporto e de sua base, disse um legislador da assembleia provincial, levantando temores de que este seja o último a cair nas mãos do grupo.
A cidade de 270.000 habitantes é considerada um prêmio estratégico, pois fica na porta de entrada para as províncias ricas em minerais do norte e da Ásia Central.
“Os confrontos intensos começaram ontem à tarde. Todas as sedes do governo estão no controle do Talibã, apenas a base do exército e o aeroporto estão com a ANDSF (forças de segurança afegãs), de onde eles estão resistindo ao grupo ”, disse o legislador Amruddin Wali.
Um porta-voz das forças de segurança disse, na noite de domingo (manhã de domingo no Brasil), que as forças do governo lançariam uma operação em grande escala para retomar áreas perdidas da província o mais rápido possível.
O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse que o grupo havia capturado em grande parte a província e estava perto do aeroporto.
Autoridades de saúde em Kunduz disseram que 14 corpos, incluindo de mulheres e crianças, e mais de 30 feridos foram levados ao hospital.
Desde 7 de julho, o grupo conquistou cinco capitais. Além das citadas acima, estão também sob o domínio Talibã as cidades de Zaranj, na província de Nimruz e Qala-i-Naw, na província de Badghis.
A ofensiva ganhou força nos últimos dias, depois que os Estados Unidos anunciaram que encerrariam sua missão militar no país no final de agosto.
Os combates entre o grupo e o governo são intensos e provocam a fuga de milhares de cidadãos.
Talibã
O Talibã (também transliterado Taleban, Taliban ou Talebã) é um movimento fundamentalista islâmico nacionalista que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994. O Talibã, efetivamente, governou cerca de três quartos do Afeganistão entre 1996 e 2001. No entanto, o seu governo foi reconhecido por apenas três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão.
O movimento desenvolveu-se entre membros da etnia pachtun, porém também incluía muitos voluntários não afegãos do mundo árabe, assim como de países da Eurásia e do Sul e Sudeste da Ásia.
É, oficialmente, considerado como organização terrorista pela Rússia, União Europeia, Estados Unidos da América, Canadá, Emirados Árabes Unidos e Cazaquistão.
Nas línguas faladas no Afeganistão (o persa moderno e o afegão), talib significa “estudante”, palavra emprestada da língua árabe.
Fontes: (1) (2) (3) (4)
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/