Tatuadora filipina de 106 anos se torna a modelo mais velha em capa da Vogue

tatuadora filipina capa vogue

Apo Whang-Od, tatuadora filipina de 106 anos é a estrela da Vogue Filipinas de abril e também se tornou a pessoa mais velha a aparecer na capa da revista.

A tatuadora mora no alto das montanhas da Cordilheira das Filipinas, na região de Kalinga, em Buscalan. A vila abriga a mambabatok, como são chamadas as pessoas que tatuam usando a técnica batok, que consiste em usar apenas uma vara de bambu, um espinho de uma fruta, água e carvão. Essa técnica foi deixada por guerreiros indígenas Butbut.

Foto: Apo Whang-Od para a edição de abril da revista Vogue Filipinas. | Vogue PH

O batok é uma tradição geracional, a sobrina-neta de Whang-Od, Grace Palicas já está aprendendo a técnica, e disse em entrevista para a própria Vogue Filipinas:

“O termo última mulher tatuada refere-se a sua geração. Mas agora existem tantos como eu. Toda uma nova geração está se reunindo para continuar a tradição de tatuar para que ela não desapareça”

Além de Grace, existem dezenas, senão centenas, de jovens aprendizes interessados ​​em aprender e continuar a prática.

Apo Whang-Od, ao lado da sobrinha-neta, Grace Palicas. Crédito: Artur Nepomuceno para Vogue PH

“Ela imprimiu os símbolos da tribo Kalinga – significando força, bravura e beleza – na pele de milhares de pessoas que fizeram a peregrinação a Buscalan”, disse a Vogue Filipinas em um post nas redes sociais.

O preconceito quanto aos costumes menos tradicionais foi um tema discutido na matéria da Vogue. “Todos nós provavelmente estamos cientes das crenças comumente mantidas com origens ocidentais, que ditam que as tatuagens são reservadas para delinquentes , criminosos e afins. Para as comunidades indígenas, particularmente aquelas como o povo Butbut em Buscalan, as tatuagens simbolizam força e beleza”. 

A editora-chefe da Vogue Filipinas, Bea Valdes, disse que a equipe da publicação decidiu unanimemente que Whang-Od deveria ilustrar a capa. “Acreditamos que o conceito de beleza precisa evoluir e incluir rostos e formas diversas e inclusivas. O que esperamos falar é a beleza da humanidade”, acrescentou Valdes.

 

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!


Fontes: CNN Brasil e Vogue Filipinas

Veja também!