Tigres malaios serão extintos se nenhuma ação drástica for tomada

Tigres malaios
Um tigre malaio é visto no Zoo Negara, Kuala Lumpur, 22 de novembro de 2020. – Foto de Yusof Mat Isa

 

Os tigres malaios serão extintos nos próximos 5 a 10 anos. Isso ocorrerá se nenhuma ação drástica for tomada para lidar com o declínio da população, disse o diretor do Zoológico Taiping e Safari Noturno, Dr. Kevin Lazarus.

Ele disse, portanto, a conservação da reprodução e a pesquisa sobre os tigres malaios são necessários para evitar a extinção das espécies ameaçadas de extinção.

“Temos programas com o Departamento de Vida Selvagem e Parques Nacionais (Perhilitan) e zoológicos que têm tigres malaios para programas de reprodução em cativeiro para aumentar a população do animal.

Nesse processo, encontraremos um parceiro adequado e se os tigres precisarem ser transferidos, eles serão transferidos enquanto outras raças serão transferidas para cá”

Dr. Kevin estava falando aos repórteres após uma visita à mídia em conjunto com a celebração do primeiro aniversário dos filhotes de tigre malaios no zoológico.

Logo após, ele também disse que Perhilitan conduziu programas de conservação de tigres no ambiente natural. Isso de deu devido a muitas ameaças nas florestas, como por exemplo a caça ilegal, biodiversidade e perda de alimentos.

“O programa de reprodução em colaboração com todos os zoológicos do país que possuem tigres malaios foi realizado continuamente para a reprodução de longo prazo dos tigres.

Estima-se que existam menos de 200 tigres malaios na natureza, o que é uma fase alarmante com base na Pesquisa Nacional de Tigres, realizada em 2016-2020”

Em 12 de abril do ano passado, uma tigresa de 11 anos chamada ‘Baby’ deu à luz três filhotes. Logo em seguida os animais foram nomeados de Puntum (macho), Teja e Bayu (fêmeas). Este é o quarto nascimento de um tigre malaio no zoológico.

‘Baby’ também nasceu em Taiping Zo após uma reprodução bem-sucedida em 2009.

A espécie de tigre é classificada como animais criticamente ameaçados pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) em 2015 e é protegida pela Lei de Conservação da Vida Selvagem (Lei 716).

Fonte: (1)

Veja também!