Hong Kong
Hong Kong, ex-colônia britânica, é um território autônomo no sudeste da China. Seu centro urbano vibrante e densamente povoado é também um porto importante e um centro financeiro global de destaque, com um horizonte marcado por arranha-céus. O distrito comercial exibe monumentos arquitetônicos como a Torre do Bank of China, de I. M. Pei. Hong Kong é também um destino importante para compras, famoso pela alfaiataria sob medida e pelo Mercado Noturno da Rua do Templo.
Macau
Macau é uma região autônoma na costa sul da China continental, separada de Hong Kong pelo delta do rio das Pérolas. Território português até 1999, a região reflete uma mistura de influências culturais. Seus gigantescos cassinos e shoppings na Cotai Strip, que une as ilhas de Taipa e Coloane, foram responsáveis pelo apelido “Las Vegas da Ásia”. Um dos seus monumentos mais impressionantes é a Torre de Macau, de 338 m, que oferece uma vista panorâmica da cidade.
Taiwan
Taiwan é uma pequena nação insular localizada 180 km a leste da China, com cidades modernas, templos tradicionais chineses, resorts de águas termais e relevo montanhoso deslumbrante. Taipé, a capital do país situada no norte, é conhecida pelos mercados noturnos movimentados, pela arte imperial chinesa no Museu do Palácio Nacional e pelo Taipei 101, um arranha-céu em forma de bambu com 509 m de altura e uma plataforma de observação.
Taipei
Taipei, a capital de Taiwan, é uma moderna metrópole com alamedas coloniais japonesas, ruas de compras movimentadas e prédios contemporâneos. O horizonte da cidade é coroado pelo arranha-céu Taipei 101, em formato de bambu e com 509 metros de altura, que tem lojas luxuosas na base e um rápido elevador que leva a um observatório perto do topo. Taipei também é conhecida pelo animado cenário de gastronomia de rua e pelos muitos mercados noturnos, entre eles o amplo mercado Shilin.
Vietnã
O Vietnã é um país do Sudeste Asiático, situado no Mar da China Meridional e conhecido pelas praias, pelos rios, pelos pagodes budistas e pelas cidades movimentadas. Hanói, a capital, homenageia o famoso líder da era comunista da nação, Ho Chi Minh, por meio de um enorme mausoléu de mármore. A cidade de Ho Chi Minh (antigamente, Saigon) tem monumentos coloniais franceses, além de museus da história da Guerra do Vietnã e dos túneis Củ Chi, usados pelos soldados vietcongues.
Hanói
Hanói, a capital do Vietnã, é conhecida pela arquitetura centenária e pela rica cultura com influências da China, da França e do Sudeste Asiático. No centro da cidade, fica o caótico Bairro Antigo, com ruas estreitas que são organizadas mais ou menos por tipo de comércio. Há muitos templos pequenos, como o Bach Ma, que homenageia um cavalo lendário, além do mercado Đồng Xuân, que vende artigos domésticos e comida de rua.
Hoi Chi Ming
Ho Chi Minh (também conhecida como Saigon) é uma cidade no sul do Vietnã, famosa pelo papel fundamental que desempenhou na Guerra do Vietnã. Ela também é conhecida pelos monumentos coloniais franceses, como a Basílica de Notre-Dame, feita inteiramente de materiais importados da França, e a Agência Central dos Correios, do século XIX. Barracas de comida ladeiam as ruas da cidade, principalmente ao redor do movimentado mercado Bến Thành.
Hôi An
Hội An é uma cidade situada na costa central do Vietnã e conhecida pela preservada Cidade Antiga, cortada por canais. A história de grande diversidade cultural da antiga cidade portuária é refletida na arquitetura: uma combinação de eras e estilos que inclui desde lojas residenciais e templos chineses até coloridos edifícios coloniais franceses, enfeitadas casas vietnamitas com vários andares e a bela ponte coberta japonesa de Chùa Cầu, com um pagode.
Veja mais na próxima página!