O surgimento do cheescake e suas versões
Alguns dizem que o cheesecake foi criado na Grécia Antiga. Mais precisamente durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Delos, em 776 a.C. Logo a receita passou pelas mãos dos franceses, até chegar a versão americanizada.
A princípio era bem simples, sem nada de cobertura. Foi apenas em 1940 que os americanos resolveram decorar e, por isso, adicionaram uma bela calda de frutas vermelhas para deixar tudo mais lindo e saboroso. O cheesecake é altamente conhecido nos Estados Unidos , principalmente em Nova York, essa cidade linda que respira os prédios e a vida urbana.
O cheesecake japonês
Em contraste com a base de biscoitos, gelatina e outros ingredientes, o cheescake Japonês é sem dúvidas um grande sucesso nas redes sociais. É claramente reconhecido pela sua fofura, já que a massa é bem maior e mais leve. Isso se deve ao fato de ser incorporado merengue na receita, quase parecido com um suflê. Seu sabor é levemente amanteigado. A sensação é que se está comendo um pedaço de nuvem.
Assim, chegou no Japão na década de 80. Com ingredientes simples e dificuldade média de preparo, conquistou o paladar e o coração dos japoneses, por não ser tão doce. Geralmente sua cobertura é uma estampa de desenhos animados feito com açúcar de confeiteiro e amido de milho, carimbo da própria loja ou da forma simples e clássica. Sendo assim muito consumido durante os períodos festivos.
Ficou com água na boca? Então, aqui vai uma super receita. Pesquisada e testada, com muito carinho pra vocês, direto do canal RECEITAS DO WILL:
-
Ingredientes:
-9 claras
-9 gemas
-300g cream cheese (1 xícara e 1/2)
-1 xícara e meia de açúcar (220g)
-1/2 xícara de leite quente (150 ml)
-3 colheres de sopa de amido de milho (30g)
-1/2 xícara de manteiga (90g)/
-1/2 xícara de farinha de trigo (90g)
-suco e raspas de 1 limão
-
Modo de preparo:
A princípio vamos derreter o cream cheese em banho maria. Dentro de uma travessa grande, coloque água bem quente (com cuidado), dentro dessa travessa, coloque uma mais alta (de preferência um bowl). Mexa o cream cheese até obter uma consistência bem mole e uniforme. Em seguida, acrescente as gemas de ovos peneiradas aos poucos, mexendo delicadamente para não cozinhar. À parte, misture a manteiga com o leite quente, até derreter. Acrescente à mistura e mexa bem. Junte metade do açúcar, o suco e as raspas do limão, sempre mexendo. Peneire sobre a mistura, a farinha e o amido de milho. Mexer até obter uma massa lisa e homogênea. Reserve.
Na batedeira, coloque as claras, quando começarem a espumar, acrescente aos poucos o açúcar restante. Deixe bater até obter a consistência de merengue de pico.
A olho, divida esse merengue em três partes e acrescente uma a uma à massa reservada. Com a ajuda de um fuê ou o batedor da batedeira, junte delicadamente, até formar uma massa leve e fofa.
Esse bolo é assado em banho maria, então, coloque um pano de prato ou uma toalha de cozinha no fundo de uma assadeira grande. Na forma que será assado, unte com margarina e forre com papel manteiga, o fundo e a lateral, deixando o papel passar uns quatro dedos para fora da forma. Logo após, despeje com cuidado toda a massa. Coloque a forma, dentro daquela maior, despeje água quente, até a altura de dois dedos. Leve ao forno pré aquecido (mais ou menos 10 min. para aquecer), a 180 graus, por 30 minutos. Baixe a temperatura para 160 graus e deixe mais 30 minutos. Quando estiver bem douradinho por cima, desligue o fogo e deixe o forno esfriar com a porta entreaberta.
Forma usada 30×10 ou 35×10 – Redonda
Algumas pérolas para você:
- Se não quiser passar nervoso na hora de desenformar o bolo, asse em forma de fundo removível, tomando o cuidado de forrar o fundo e a lateral da forma com papel alumínio, para não entrar água na massa.
- Se o seu forno for igual ao meu, a gás, seu mínimo é 180 graus. Coloque uma colher de pau, ou uma madeira na porta do forno e deixe entreaberta, mais ou menos uns dois dedos.
- Pode ser consumido puro, com cobertura de geleias, sorvete… sua criatividade é o limite…
Meshiagatte kudasai – Bom apetite!
- Edna Conradohttps://asiaon.com.br/author/edna-conrado/
- Edna Conradohttps://asiaon.com.br/author/edna-conrado/
- Edna Conradohttps://asiaon.com.br/author/edna-conrado/
- Edna Conradohttps://asiaon.com.br/author/edna-conrado/