O Japão além das Olimpíadas

Japão Olimpíadas
Foto: Josh Willburne
Foto: Josh Wilburne | Unsplash

 

 Nós também amamos os jogos, mas separamos alguns tópicos super interessantes que vão além dos jogos olímpicos. Nessa matéria você vai encontrar curiosidades para ajudar a conhecer melhor esse povo maravilhoso, seus costumes e sua cultura.

 

Curiosidades culinárias japonesas

Foto: Jakub Dziubak | Unsplash

 

Uma refeição tradicional japonesa é geralmente composta de uma tigela de arroz branco e 3 acompanhamentos. Estes geralmente são sopa, peixe cru e um prato com alguma carne ou peixe cozido na grelha ou fervido.

Todos estes pratos são preparados respeitando técnicas ancestrais, privilegiando a qualidade da comida e harmonia na apresentação. 

O Sushi

Foto: Helga Christina | Unsplash



Você sabia que somente os homens podem fazer sushi no Japão? Isso ocorre porque a temperatura das mãos das mulheres é mais alta do que a dos homens e isso pode afetar o sabor do peixe.

O sushi, como conhecemos hoje, foi concebido como uma espécie de fast food no Japão. No entanto, para ser um sushi chef, é preciso estudar dois anos para aprender a temperar o arroz e prepará-lo corretamente.

Dois anos para aprender a fazer arroz? E você, acha que pode casar só porque sabe fazer macarrão instantâneo…  

Sopa de Missô

Foto: Matthew Hamilton | Unsplash

 

Comer sopa de missô ajuda na digestão. Por isso, deve ser tomada no início da refeição e não no final.

 

Molho de soja – Shoyu

Foto: Gerard M. C. | Unsplash

 

De acordo com os bons costumes culinários do Japão, o molho de soja é usado apenas para dar sabor ao peixe, não ao arroz. Portanto, nunca devemos mergulhar o sushi do lado de arroz em molho de soja.

Fazendo barulho ao tomar sopa

Foto: Charles Deluvio | Unsplash

 

Lembra que sua mãe sempre dizia que era feio fazer barulho enquanto se toma sopa? Pois é, um fato curioso é que no Japão é normal tomar a sopa fazendo barulho. Dizem que assim a comida fica mais saborosa, além de evitar que você se queime. Outra razão é que é simplesmente um gesto de boas maneiras, porque significa que você está gostando da comida que lhe foi servida.

Vai lá explicar pra sua mãe que eu te espero…

Não se esqueça de deixar o prato limpo

Como em vários países, no Japão também é considerado muito rude deixar comida no prato. Se há algo que não é tolerado neste país, é jogar comida fora.

Então, bora fazer uma super dieta antes de ir para lá, não queremos deixar má impressão, não é mesmo?

Arroz no café da manhã

Japão Olimpíadas
Foto: Mgg Vitchakorn | Unsplash

 

O arroz, em todas as suas formas, está incluído em todas as refeições, às vezes até no café da manhã. A tigela de arroz está localizada sempre à esquerda da mesa.

O Sashimi

Japão Olimpíadas
Foto: marine Dumay | Unsplash



O sashimi é sempre o melhor corte de carne, devendo ser consumido sem wasabi e usando pauzinhos. Ao contrário da crença popular, nem sempre é feito de peixe. Também pode ser carne crua ou polvo mal cozido.

Os Hashis

Japão Olimpíadas
Foto: MadMax Chef | Unsplash

 

Os pauzinhos japoneses – hashi – são uma evolução dos pauzinhos chineses: são mais curtos, medem normalmente 22 centímetros, e têm pontas pontiagudas.

A culinária e os pratos japoneses são adaptados ao uso de pauzinhos, por isso as refeições são servidas em pequenas porções, pois permite que se dê pequenas mordidas sem ter que cortar a comida.

Alimentos Crus

A culinária japonesa utiliza principalmente alimentos crus, ou mal cozidos, graças à ação do vinagre ou do cozimento lento em fogo baixo.

As facas

Japão Olimpíadas
Foto: Robby McCullough | Unsplash

 

A curiosidade no preparo do sushi atinge não só os cozinheiros, mas também os instrumentos que utilizam, já que as facas para fazer sushi são pequenas espadas samurai. Essas facas devem ser afiadas diariamente com cuidado especial.

 

As leis do Hashis

Existem algumas leis básicas que precisam ser obedecidas ao utilizar os hashis e se você faz exatamente ao contrário do que vamos dizer, comece a utilizar corretamente, pois pode ser ofensivo para algum nativo.

1- Não cutuque os alimentos com os pauzinhos, nem mexa a comida com eles

2- Nunca insira os pauzinhos verticalmente no arroz (isso faz uma alusão aos incensos acesos em homenagem aos mortos)

3- Não lamba a s pontas dos palitos

4- Não movimente os pratos com os pauzinhos

5- Não deixe cair a comida das pontas dos pauzinhos

6- Não coloque a comida no fundo da boca com os pauzinhos.

 

Costumes alimentos servidos à mesa

Normalmente, cinco tigelas e pratos separados são organizados antes da refeição. À esquerda do consumidor é colocada a tigela de arroz e a sopa à direita. Após estes são colocados três pratos com diferentes guarnições. 

Vegetais em conserva são geralmente oferecidos para serem degustados após a refeição.

 

Japão Olimpíadas

Foto: Crystal Jo | Unsplash

 

Esperamos que tenham gostado dessas curiosidades da culinária japonesa. 

Se quiser saber mais sobre este assunto, estamos aqui para ajudar e aprender também.

Até a próxima, Matane!

 

 

 

Fonte: (1)
Website | + posts

Comentários