10 seres mitológicos asiáticos que você deve conhecer

Foto: Divulgação | Edição Asia ON

As culturas asiáticas estão cheias de histórias, lendas e seres mitológicos que permeiam o imaginário e o folclore locais. Então organizamos uma lista com 10 seres que você precisa conhecer e suas histórias.

1. O Dragão Japonês

Estes seres mitológicos representam a sabedoria e são o emblema de todos os imperadores do país asiático. Seu corpo é de cobra, cabeça de crocodilo, olhos de gato e crina de leão, entre outros atributos de uma grande diversidade de animais.

Um dos dragões japoneses mais famosos é o Yamata no Orochi, uma fera terrível com oito cabeças e oito caudas, morta pelo deus do mar e das tempestades chamado Susanoo.

 

2. Pangu

Um dos seres mitológicos mais importantes de toda a China, já que é considerado o criador de tudo o que se conhece. Nasceu de um ovo primevo e é um ser gigante que habita todo o espaço. Segundo sua lenda, ele dividiu o ying e o yang com seu machado gigante, separando assim a terra do céu. Depois de quase 20.000 anos tentando não se reunir novamente, este ser exausto foi posto para descansar. Assim, criou o ar com seus roncos, as florestas de seus cabelos e seus ossos viraram minerais. É uma bela lenda sobre como o planeta que habitamos foi criado.

3. Aka Allghoi Khorhoi

Esta terrível criatura mitológica supostamente habitava o deserto de Gobi, na Mongólia. É um verme enorme que só pode ser visto no verão e que borrifa nas pessoas um ácido que pode causar a morte.

A criatura viaja pelo subsolo, causando ondas de areia na superfície que permitem que ele seja detectado.

Ele hiberna a maior parte do ano, exceto entre junho e julho, que é quando ele se torna mais ativo. Dizem que o Verme-da-Mongólia pode matar à distância, seja pulverizando um veneno em sua presa ou liberando descargas elétricas.

Expedições ao deserto na esperança de avistar a temida criatura já foram feitas, mas sem sucesso.

4. Yeti

Talvez seja um dos mitos asiáticos mais conhecidos e que tem gerado mais polêmica em todo o mundo. Esta criatura também é conhecida como o abominável homem das neves e nunca houve evidências reais de sua existência, embora haja um grande número de relatos ou avistamentos. Acredita-se que habite o Tibete, especificamente no Himalaia.

 

 

5. Kitsune (raposa de nove caudas)

A lenda das Kitsunes (palavra japonesa para raposa) é uma das mais populares na cultura do Japão. Ainda que muitos dos mitos sobre ela sejam encontrados também nos folclores da China, Coreia e Índia. Quase todas essas lendas estão ligadas à sabedoria, pois a raposa representa, em seu simbolismo, a inteligência e sagacidade. Além disso, são considerados seres emocionais e muito vingativos.

Segundo as lendas, as Kitsunes são animais sagrados ou amaldiçoados com poderes místicos. Têm uma ligação muito forte com suas promessas, e as pessoas que as quebram se tornam seus inimigos mortais. A relação desses seres com a “palavra de honra” é bastante forte, pois a quebra de uma promessa os leva à autodestruição. Os poderes das raposas mágicas, como também são chamadas, aumentam de acordo com a sua sabedoria e idade.

A cada 100 anos ganham uma nova cauda e, quando chegam às nove caudas, tornam-se semideuses.

5.1 Gumiho (raposa de nove caudas coreana)

No folclore coreano, a 구미호 (kumiho na pronúncia) carrega aspectos negativos, diferente das versões japonesa e chinesa. É visto como um ser amaldiçoado e que pode livremente transformar-se, entre outras coisas, em uma bela moça ou rapaz. Assim, utiliza desse artefato para seduzir as pessoas e comer o seu fígado ou coração (dependendo da legenda).

Muito parecido com lobisomens ou vampiros no folclore ocidental, há sempre variações sobre o mito, dependendo das liberdades que cada história tem com a lenda. Uma versão da mitologia, no entanto, afirma que com bastante vontade, um kumiho poderia alterar seu estado yokwe (monstro) e tornar-se permanentemente humano e perder seu caráter malígno.

Explicações de como isso poderia ser conseguido variam, mas às vezes incluem sacrifícios como: abster-se de matar ou de degustar carne por mil dias, ou a obtenção de um Cintamani (equivalente a pedra filosofal na cultura budista e hinduísta).

Se tornou um tema importante em K-dramas e você pode saber mais assistindo à eles:

Forbidden Love (2004)

Minha namorada é uma Gumiho (2010)

Grudge: The Revolt of Gumiho (2010)

The Thousandth Man (2012)

Gu Family Book (2013)

Tale of Fox Nine Tails (2020)

Meu colega de quarto é um Gumiho (2021)

5.2 Hu Li Jing

É a versão chinesa da raposa de nove caudas.



6. Dokkaebi 도깨비

São goblins ou monstros que derivam de objetos que não são usados ​​por muitos anos, como uma lareira, uma vassoura ou qualquer outro objeto esquecido.

Esses seres, de caráter travesso e engraçado, gostam de fazer piadas e punir os mortais que fazem coisas ruins. No entanto, dão recompensas às pessoas boas. No folclore, humanos podem fazer “acordos” com os goblins para obter recompensas, mas o preço cobrado é compatível ao desejado, por isso deve ser feito com sabedoria.

Outro tema fantástico que está muito presente em K-dramas. Como esquecer o nosso querido Goblin, exibido em 2016-2017?

seres mitológicos

7. Airavata (Rei dos Elefantes)

Considerado o rei dos elefantes, é a montaria do deus Indra, no panteão Indiano. Segundo a lenda, Airavata emergiu das águas, durante o processo de Samudramanthan, a agitação do mar de leite.

Seu nome varia da palavra Iravat, que significa produzido a partir da água. Ele possui 4 presas, 7 troncos e é de uma cor branca pura. Um de seus nomes é “Aquele que produz nuvens“, e explica o mito de que elefantes são capazes de produzir nuvens quando esguicham água com suas trombas.

Possui um templo em sua homenagem na Índia e está presente em devoções em outros países. Um exemplo disso é a Tailândia, onde é conhecido por Erawan, onde é retratado com 3 ou 33 cabeças; na Birmânia e nos Reinos antigos do Laos. Sua figura ainda estampa algumas bandeiras por conta de sua importância.

seres mitológicos

8. Shinigami

Faz parte dos seres mitológicos japoneses. É também conhecido como um deus da morte, e são aqueles que induzem o ser humano a ter sentimentos e desejos de morte.

Os equivalentes desses seres seriam o que conhecemos como ceifadores. Entretanto, os ceifadores são responsáveis ​​apenas por visitar o ser humano no momento de sua morte, enquanto os shinigami são responsáveis ​​por provocar e induzir o ser humano a morrer exatamente em a data prevista para sua morte, então eles decidem como vão morrer.

O Japão é um dos países com as maiores taxas de suicídio. Por esta razão, os shinigami são muito importantes na literatura e no folclore japoneses. Sendo assim, costuma ser retratado em animes, filmes e mangás.

Pode ser visto em Death Note, mangá criado em 2003 e adaptado para anime em 2006. Ainda teve a versão o.v.a lançada em 2017 e duas adaptações para live action (primeira versão em 2006, 2016 e 2017).

Outra história com a mesma temática é Bleach. A série teve seu mangá publicado entre 2001-2018, a versão pra anime lançada em 2004 e filme produzido em 2018.

seres mitológicos

9. Nian

Esta fera da mitologia chinesa vive no mar ou nas montanhas e sai de vez em quando para atacar e aterrorizar, principalmente as crianças. A palavra “ano” inspira-se neste ser, por isso o ano novo seria traduzido como a passagem desta fera mitológica. No ano novo é comemorada a sua presença e a forma de assustá-la é atirar fogos de artifício e dançar com címbalos altos.

10. Haechi 해치

É um cruzamento entre o corpo de um cão e a cabeça de um leão . Sua origem foi na dinastia Joseon e era um símbolo de boa sorte. Entre suas características pessoais, ele tem um chifre na cabeça, asas nas costas e é coberto por escamas. Ele também usa um sino no pescoço.

Diz a lenda que Haechi come fogo e por isso é comum ver estátuas desta criatura em frente a palácios e edifícios, evitando incêndios. Como, por exemplo, o portal principal do famoso palácio Gyeongbok .

Uma figura enorme de um desenho animado HaeChi está na Torre Namsam, assinada pelos visitantes que vão à torre.

 

 

Então, qual seu ser mitológico favorito da nossa lista? Comenta aqui com a gente!

 



 

Fontes: (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) | Fotos: Divulgação
+ posts

Comentários